Descrição do Cargo
O Banco de Portugal está a procurar um profissional para ocupar o cargo de coordenador(a) da Área de Infraestruturas IT e Operações.
As principais responsabilidades incluem garantir a gestão eficiente dos recursos humanos, promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional; definir, gerir e desenvolver o programa e a visão estratégica de infraestruturas IT do Banco; garantir a execução dos projetos da área e do departamento, nas componentes de infraestruturas IT e operações, em cumprimento dos seus planos de recursos, calendário e custo; assegurar a gestão global das atividades e dos serviços e contratos da área, promovendo a sua eficiência; coordenar as unidades que compõem a área; definir prioridades e garantir o calendário, segurança, resiliência e qualidade na entrega de serviços e projetos IT, nas componentes de workplace, datacenter, cloud e redes informáticas (WAN e LAN); desenvolver políticas, processos e procedimentos para otimizar as operações de IT e garantir a eficiência e a resiliência através da colaboração entre equipas internas e serviços de outsourcing; promover a excelência nas atividades, iniciativas e projetos desenvolvidos na área; alinhar os serviços de infraestruturas IT e operações com as necessidades de negócio do Banco de Portugal, no contexto do Sistema Europeu de Bancos Centrais; gerir os fornecedores de serviços IT, no quadro do Código dos Contratos Públicos, garantindo a qualidade dos serviços e a sua melhoria contínua.
Perfil Requerido
* Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com parte curricular do mestrado ou formação equivalente concluída nas áreas de informática, engenharia, gestão, ou em áreas de conhecimento conexas;
* Experiência profissional mínima de cinco anos em coordenação de equipas de gestão de infraestruturas IT e operações;
* Experiência profissional mínima de dez anos nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação;
* Conhecimentos técnicos sólidos nas seguintes áreas: workplace, datacenter, cloud e engenharia de redes;
* Capacidade para liderar, motivar e desenvolver equipas de engenharia especializadas e com elevado grau de autonomia;
* Capacidade de comunicação e negociação;
* Apetência pela atualização contínua de conhecimentos e capacidade de inovação;
* Orientação para o cliente e para o serviço;
* Orientação para objetivos e resultados;
* Espírito analítico, sentido crítico e rigor;
* Espírito de iniciativa, competências de planeamento estratégico e operacional e capacidade de organização do trabalho;
* Domínio da língua portuguesa e inglesa (oral e escrito).
Benefícios
* A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que atua em contexto internacional e que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores;
* Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
Outros
O processo de seleção integrará várias etapas, designadamente análise curricular, avaliação comportamental e entrevistas com um painel de seleção. Se reúne as condições requeridas, poderá apresentar a sua candidatura até ao próximo dia.