O GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine é uma fundação privada de investigação portuguesa pioneira, com uma visão ambiciosa da exploração científica fundamental e do seu profundo impacto na saúde e bem-estar globais.
Fundado em ****, o GIMM é o resultado da fusão de dois institutos de investigação de referência: Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), que se dedica a desvendar os mistérios fundamentais da vida e tem como objetivo estar na vanguarda da investigação transdisciplinar.
O GIMM abre concurso de seleção para a contratação de um(a) investigador(a) doutorado(a), correspondente ao nível inicial nos termos da legislação aplicável, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, no âmbito do projeto
«LongCRISIS (Evaluating Long Covid Risk in Immunocompromised Subpopulations)»
– **********.PEX, financiado pela F
undação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Legislação aplicável
Decreto n.o *******, de 29 de agosto, alterado pela Lei no *******, de 19 de julho, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC).
Código do trabalho, aprovado Lei n.o ******, de 12 de Fevereiro, na sua redação atual.
Decreto Regulamentar no 11-A/****, de 29 de dezembro.
Decreto-Lei n.o ********, de 22 de novembro.
Plano de Trabalhos a desenvolver
Desenvolver e implementar análises estatísticas para conjuntos de dados epidemiológicos de grande escala e registos de saúde;
Processar, harmonizar e integrar dados de saúde provenientes de múltiplas fontes, incluindo registos clínicos eletrónicos e dados de estudos de coorte;
Desenvolver e aplicar métodos de clustering e modelos de classificação para estratificação de doentes;
Realizar análises de sobrevivência e implementar modelos de tempo até ao evento para avaliar o risco e a progressão da doença;
Preparar documentação de gestão de dados, relatórios de análise e outros entregáveis, de acordo com os prazos do projeto;
Apresentar resultados em reuniões, relatórios e publicações científicas;
Colaborar com parceiros de investigação nacionais e internacionais;
Coorientação de investigadores juniores.
Composição do júri
Em conformidade com os artigos 28.o n.o 5 do REC e 13.o do Decreto-lei n.o *******, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.o *******, de 19 de julho, o júri do concurso é composto pelos Professores Doutores Luís Graça (Presidente do Júri e Responsável do Projeto), Miguel Santos e Ana Raquel Maceiras.
Data de Início do contrato e Local de Trabalho
O presente contrato tem início previsto em (.) mantém-se apenas pelo período necessário à execução do plano de trabalhos proposto; as atividades serão desenvolvidas nas instalações do GIMM em Lisboa/Oeiras e/ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos.
Remuneração Mensal
A remuneração base ilíquida mensal a atribuir é de 2,******€ de acordo com a alínea a) do n.o 1 do artigo 15.o da Lei no *******, de 19 de julho e com a primeira posição remuneratória do nível inicial previsto no artigo 2.o do Decreto Regulamentar n.
11-A/****, de 29 de dezembro, correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única, aprovada pela Portaria n.o ****-C/****, 31 de dezembro, atualizada pelo Decreto-Lei n.o ********, de 22 de novembro.
Perfil do(a) candidato(a)
Doutoramento em Biomedicina, Imunologia, Biologia Computacional, Epidemiologia ou áreas afins;
Experiência comprovada na análise de dados de saúde populacional e em estudos epidemiológicos utilizando registos nacionais;
Domínio de linguagens de programação estatística, em particular R, para o processamento e análise de conjuntos de dados de grande escala;
Experiência em técnicas de modelação estatística, incluindo análise de sobrevivência, modelos de efeitos mistos e métodos de clustering;
Conhecimentos de abordagens de machine learning para classificação e estratificação de doentes serão valorizados;
Experiência pós-doutoral na área relevante, com produção científica idealmente relacionada com doenças infecciosas, estratégias de estratificação de doentes ou síndromes pós-infecciosos, como Long Covid ou ME/CFS;
Experiência no trabalho com registos de saúde, sistemas de codificação médica e registos clínicos eletrónicos;
Fortes competências de comunicação e capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares e colaborativas.
Processo de candidatura
O Concurso Tem Início Em 24/12/2025 e Término Em 05/02/ Dias Úteis), Devendo a Formalização Das Candidaturas Fazer-se Através Da Submissão Dos Documentos Abaixo Listados, Em Formato PDF, Para a Equipa De People & Culture Do GIMM, Através Do Email ******, Identificando a Referência Da Posição No "Assunto"
Carta de motivação do(a) candidato(a) em língua inglesa;
Certificado de Doutoramento;
Outros documentos que o(a) candidato(a) considere relevantes para comprovar o seu percurso científico.
Nota
São excluídos da admissão ao concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem os requisitos exigidos no presente concurso nos prazos aqui indicados.
Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
Política de não discriminação e de igualdade de acesso
O GIMM compromete-se a assegurar o cumprimento dos princípios de não discriminação e igualdade e, nessa medida, enuncia que nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.
Ambiente e experiência internacional
A diversidade é um aspeto fundamental da essência do GIMM, onde trabalham investigadores e pessoal não investigador, de diferentes nacionalidades, backgrounds e áreas de estudo, que promovem a troca de experiências e interações, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa e para a existência de um ambiente internacional, inclusivo e estimulante.
Critérios de Avaliação
As candidaturas admitidas a concurso serão avaliadas tendo em conta a qualidade, atualidade e relevância do percurso científico (produção científica e experiência de investigação) e curricular de cada candidato(a) e respetiva adequação ao plano de trabalhos proposto.
Análise do Curriculum Vitae (70%) e da Carta de Motivação (30%) –
O Curriculum será analisado quanto à sua relevância face às tarefas a desempenhar, nomeadamente: os trabalhos científicos realizados e/ou publicados em áreas afins ao plano de trabalho (30%); experiência de investigação e conhecimentos relevantes na área do plano de trabalhos proposto como descrito no perfil do candidato (40%).
Com base na carta de motivação será aferida a motivação e interesse pelas atividades a executar (20%), comunicação escrita da língua inglesa (10%).
Resultados
A lista de candidatos admitidos e excluídos bem como a lista de classificação final serão comunicadas via email a todos os candidatos admitidos.
Audiência Prévia e prazo para a Decisão Final
Após notificação, os candidatos têm 10 dias úteis para se pronunciar.
No prazo de 90 dias, contados a partir da data limite para a apresentação das candidaturas, são proferidas as decisões finais do júri.
O presente concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento da vaga indicada, podendo ser feito cessar até à homologação da lista de ordenação final dos candidatos e caducando com a respetiva ocupação da posição em oferta.
J-*****-Ljbffr