Principais responsabilidades
:
O Operador II (Função Sala de Controle) é responsável por monitorar e operar os sistemas de uma usina termoelétrica a partir da sala de controle, utilizando interfaces homem maquina (IHM) e sistemas de controle (ex.: DCS, SCADA). Com conhecimento teórico consolidado e prática assistida, executar tarefas operacionais de maneira autônoma, gerenciar alarmes, realizar troubleshooting básico e colaborar com equipes de campo, assegurando a geração de energia de forma segura e eficiente. Este cargo exige maior independência e capacidade de análise em tempo real.
- Monitorar continuamente as variáveis de processo (pressão, temperatura, nível, fluxo, etc.) através de sistemas de controle, analisando P&IDs e instruções operacionais críticas para identificar desvios.
- Executar procedimentos de partida, parada e manobras de equipamentos a partir da sala de controle de forma independente, ajustando lógicas de controle sob supervisão ocasional.
- Gerenciar alarmes, realizar troubleshooting básico e simulações de blocos lógicos, propondo ações corretivas iniciais para anomalias em sistemas como turbogeradores, caldeiras e sistemas de água e vapor.
- Comunicar-se de forma eficaz, verbalmente e por escrito, com equipes de campo, supervisores e entidades externas, registrando informações operacionais em sistemas (ex.: Redmine, Sysop).
- Apoiar na execução de procedimentos pré-operação, tempo real e pós operação, assegurando conformidade com protocolos estabelecidos.
- Colaborar na análise de desempenho de sistemas e na resolução de problemas operacionais, escalando situações complexas quando necessário.
- Garantir o cumprimento das condicionantes ambientais, licenças e monitoramentos, registrando dados e contribuindo para ações corretivas.
- Orientar operadores de nível I em tarefas de monitoramento e operação, compartilhando conhecimentos básicos.
Para se candidatar, você precisa de:
. Requisitos de Competência:
- Formação Técnica Avançada: Domínio de automação básica, equipamentos industriais (válvulas, bombas, ventiladores, compressores, trocadores de calor, instrumentação) e sistemas de controle.
- Experiência em operações industriais ou usinas termoelétricas, preferencialmente na função de Operador II (Função Sala de Controle) ou equivalente.
- Conhecimento intermediário de sistemas de controle (ex.: DCS, SCADA, PCS7) e leitura de P&IDs.
- Curso Técnico em áreas como Automação, Elétrica, Mecânica ou Processos Industriais.
- CFT Ativo
- Familiaridade com ferramentas de registro operacional e análise de dados (ex.: Redmine, Sysop, OSI-PI).
- Familiaridade com o mercado energético e tratativas com o ONS (vantajoso).
- Disponibilidade para turnos de trabalho, incluindo escalas de plantão e participação em emergências.
Local de Trabalho: Silves-AM
Saiba mais sobre nós, visitando o site: www.eneva.com.br.
A Eneva é uma empresa séria e comprometida com atransparência em seus processos seletivos e não solicita qualquer tipo de
pagamento durante o processo de seleção.
Venha fazer parte do nosso time Todas as nossas vagas
são destinadas também a candidatos PcDs.