O Ferraz Lynce – Especialidades Farmacêuticas, S.A., é uma referência no setor farmacêutico em Portugal.
Desde a sua fundação em ****, tem assumido um compromisso contínuo com a qualidade, a inovação e a confiança, dedicando-se a promover a saúde e o bem-estar das pessoas.
A integração num grupo empresarial com 100 anos de história na indústria farmacêutica reforça a sua identidade e consolida a sua presença no mercado.
No âmbito da sua estratégia de crescimento, o Ferraz Lynce pretende reforçar a sua equipa e encontra-se a recrutar um(a)
Medical & Scientific Affairs Lead
, para Lisboa (Barcarena),
com o seguinte perfil:
Objetivo geral da função:
Atuar como elo entre a ciência, o negócio e o mercado, garantindo a integridade científica, o relacionamento com os líderes de opinião (KOLs) e o alinhamento estratégico das atividades médicas com os objetivos da empresa.
O
Medical & Scientific Affairs Lead
é o recurso que assegura e prepara a implementação da estratégia médica para todo o portfólio de produtos atuais e futuros do Ferraz Lynce, reportando diretamente ao Diretor Geral.
Principais tarefas e responsabilidades:
Estratégia e Visão Médica
Participar ativamente em conjunto com o Marketing e Vendas na definição e elaboração do Plano de Marketing Anual.
Garantir que os planos médicos estratégicos estão alinhados com o ciclo de vida dos produtos em portfólio (pré e pós lançamento), bem como, com a estratégia global da marca.
Contribuir proactivamente para estabelecer a estratégia de cada produto, com insights clínicos relevantes, com o objetivo de alcançar um elevado nível de sucesso comercial.
Garantir a implementação da estratégia acordada, executando os planos definidos.
Participar ativamente no processo de "
Business Development
", garantindo uma avaliação do potencial interesse de novos medicamentos, suplementos alimentares, dispositivos médicos e/ou novas gamas de produtos ou novas indicações.
Suporte às atividades Internas
Marketing
Garantir o suporte clínico e científico nas relações interfuncionais entre Marketing, Vendas, Acesso ao Mercado, Estudos Clínicos, Assuntos Regulamentares e Jurídico/Compliance.
Criar, desenvolver e manter atualizado um "Centro de Documentação Científica" de suporte a todas as atividades promocionais das marcas Ferraz Lynce", permitindo também fornecer respostas adequadas aos pedidos de informação médica provenientes de profissionais de saúde.
Desenvolver e manter conhecimento atualizado das áreas terapêuticas, através da revisão da literatura, discussões com KOLs e
stakeholders
chave, participação em interações interfuncionais, congressos científicos, entre outros.
Apoiar o desenvolvimento de materiais promocionais e assegurar a sua revisão científica de acordo com o fluxo de aprovação da empresa.
Planear e estruturar a realização de
advisory boards
necessários para uma melhor compreensão das necessidades médicas não preenchidas ou de qualquer outro atributo necessário ao desenvolvimento estratégico das marcas.
Formação Médica
Fornecer formação científica inicial e contínua aos colaboradores do Ferraz Lynce, em particular àqueles com funções de contacto com o cliente (ex.: equipa de vendas, equipa de marketing, equipa interna de suporte da atividade, entre outros).
Garantir materiais de formação atualizados para todos os produtos do Ferraz Lynce, (ex.: manuais de produto, Kits de apresentações para speakers, conteúdos formativos, entre outros).
Informação Médica
Fornecer respostas adequadas em tempo útil a todos os pedidos de informação científica provenientes de profissionais de saúde.
Gestão de KOLs &
Stakeholders
Garantir registo e mapeamento do perfil dos principais líderes de opinião e outros stakeholders relevantes (p.E.: Key Opinion Leader, Sociedades Médicas, Associações de Doentes, entre outros).
Desenvolver e orientar a estratégia de gestão dos stakeholders relevantes, em conjunto com o marketing e as vendas.
Desenvolver um plano de envolvimento individual para cada um desses alvos, garantindo contactos regulares ao painel definido.
Compliance Médico
Garantir que todas as atividades científicas e promocionais estão em conformidade com as normas éticas e regulamentares.
Garantir que qualquer material promocional e educacional, bem como, comunicados de imprensa, publicações digitais ou impressas distribuídos pelo Ferraz Lynce ou em seu nome, serão aprovados em conformidade com as normas éticas e regulamentares.
Orçamento
Elaborar e gerir o orçamento das atividades e funções médicas.
Suporte às Atividades Externas
Visitar com regularidade os principais líderes de opinião e investigadores para discussões científicas e recolha de insights de mercado e de prática clínica.
Identificar, desenvolver e implementar estudos de iniciativa do investigador.
Identificar e mapear potenciais palestrantes em eventos futuros a organizar pelo Ferraz Lynce.
Assegurar a interação com as principais sociedades científicas, associações de doentes mais relevantes nas áreas terapêuticas de intervenção da empresa.
Liderar e realizar os advisory boards planeados.
Desenvolver e implementar programas de educação médica (sessões clínicas, especialmente em unidades de saúde locais e em serviços hospitalares, simpósios e congressos).
Participar em Congressos, Simpósios e Eventos científicos.
Requisitos necessários ao desempenho da função:
Mestrado Integrado em Medicina ou Ciências Farmacêuticas.
Licenciatura em Bioquímica, Biologia ou outra área das Ciências da Saúde.
Experiência prévia como
Medical Affairs
,
Medical Adviser
ou
Medical Science Liaison
.
Conhecimentos sólidos em ciências da saúde, área regulamentar e estratégia de marketing.
Requisitos Preferenciais:
Comunicação científica clara e eficaz.
Capacidade de traduzir ciência em estratégia.
Facilidade de construir relações empáticas com
stakeholders
internos e externos.
Compatibilizar visão de negócio, ética e compliance.
Gestão de projetos científicos e educacionais.
Benefícios:
Oferecemos salário compatível à experiência demonstrada.
Seguro de Saúde.
Integração numa estrutura sólida e em crescimento, com possibilidade real de progressão e de integração nos quadros do grupo.