Career Opportunities: Analista de Soluções Suptech - Departamento de Supervisão Prudencial (4744)O Banco de Portugal admite analista de soluções suptech para o Departamento de Supervisão Prudencial.
• Liderar o desenvolvimento e a implementação de soluções tecnológicas de suporte à supervisão (suptech):
o Contribuir para a definição da estratégia e do roadmap de soluções suptech;
o Definir, em articulação com as partes interessadas, os objetivos de negócio a atingir pelas soluções;
o Assegurar o levantamento e a especificação de requisitos de negócio, recorrendo a entrevistas, análise documental, workshops, desk research, estudo de processos e análise de casos de uso;
o Compreender e desafiar requisitos de negócio, identificando oportunidades de melhoria;
o Traduzir requisitos de negócio em requisitos funcionais e não funcionais;
o Definir critérios de aceitação;
o Participar, quando aplicável, no desenvolvimento técnico da solução;
o Acompanhar os projetos para garantir a concretização tempestiva dos entregáveis definidos.
• Acompanhar as melhores práticas e inovações internacionais em matéria de tecnologias de suporte à atividade de supervisão, promovendo a sua implementação no Banco de Portugal.
• Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com parte escolar de mestrado concluída, nas áreas de engenharia, matemática aplicada, sistemas de informação, gestão, gestão de informação, ciência de dados ou em áreas de conhecimento conexas;
• Experiência profissional relevante, mínima de dois anos, em análise funcional ou de negócio, com participação ativa no levantamento de requisitos, definição de soluções, desenho de interfaces e articulação com equipas técnicas ao longo do ciclo de desenvolvimento;
• Domínio de metodologias e ferramentas utilizadas na modelação de processos de negócio, definição de requisitos funcionais e não funcionais, prototipagem de ecrãs e acompanhamento de projetos;
• Familiaridade com metodologias ágeis de desenvolvimento (como Scrum, Kanban ou Design Thinking) e experiência na elaboração de user stories, definição de requisitos e prototipagem colaborativa, em articulação com equipas multidisciplinares;
• Domínio das ferramentas Microsoft Office 365, incluindo Microsoft Power BI;
• Capacidade de compreender scripts em linguagens como Python (ou R) e SQL (condição preferencial);
• Experiência na especificação, teste e acompanhamento de soluções desenvolvidas em Outsystems (condição preferencial);
• Conhecimento de ferramentas de desenvolvimento low-code ou no-code, disponibilizadas no âmbito da Microsoft Power Platform, nomeadamente Microsoft Power Apps e Microsoft Power Automate (condição preferencial);
• Conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do sistema bancário (condição preferencial);
• Sentido de responsabilidade e rigor, com forte compromisso no cumprimento de prazos;
• Capacidade de análise, sentido crítico e atenção ao detalhe;
• Espírito de iniciativa, autonomia e orientação para a solução (capacidade para identificar problemas e propor, de forma autónoma, melhorias tecnológicas);
• Facilidade de comunicação, incluindo capacidade para explicar conceitos técnicos em linguagem acessível a diferentes interlocutores;
• Gosto pelo trabalho em equipa e facilidade de relacionamento interpessoal;
• Domínio da língua inglesa (oral e escrito).
A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que atua em contexto internacional e que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
O Banco de Portugal é um empregador que garante a igualdade de oportunidades a todos, respeitando a diversidade dos seus candidatos.
O percurso profissional anterior deve revelar uma conduta orientada por elevados padrões de ética profissional, equivalentes aos aplicáveis aos trabalhadores do Banco de Portugal.
Deve revelar disponibilidade para o escrutínio necessário à verificação do cumprimento dos deveres gerais de conduta aplicáveis aos trabalhadores do Banco de Portugal;Deve manifestar um forte envolvimento na missão de interesse público que, por lei, é atribuída ao Banco de Portugal.No momento da admissão, será solicitada a assinatura de uma declaração de tomada de conhecimento e de adesão ao Código de Conduta dos Trabalhadores do Banco de Portugal e ao Regulamento de Conduta do Banco de Portugal, disponíveis para consulta na página do Banco de Portugal:
S e reúne as condições requeridas, poderá apresentar a sua candidatura, até ao próximo dia 05/06/2025 (inclusive), preenchendo a ficha de candidatura eletrónica disponível na página do Banco de Portugal, na secção "O Banco" > "Recrutamento":
Em caso de dificuldade no preenchimento ou no envio da ficha de candidatura eletrónica, por favor contacte o Banco de Portugal pelo telefone +351 213 130 000 (disponível nos dias úteis entre as 8h30 e as 18h00).
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