Emprego
Meus anúncios
Meus alertas email de emprego
Fazer login
Encontrar um emprego Fichas de empresas
Procurar

Engenheiro de investigação e desenvolvimento

Braga
Semitronica
Anunciada dia 6 maio
Descrição

Descrição da Função:
Procuramos um(a) Especialista em Inteligência Artificial / Machine Learning altamente qualificado(a) e motivado(a) para integrar a equipa de I&DT da Semitrónica.

O(A) candidato(a) selecionado(a) será fundamental no desenvolvimento dos algoritmos de IA. As responsabilidades incluem:
1. Investigar, desenhar, desenvolver e implementar algoritmos de IA/ML para análise de dados de consumo energético, processamento de sinais elétricos, identificação de padrões e otimização da gestão de energia.
2. Colaborar com as equipas de hardware e software para integrar os modelos de IA no quadro elétrico inteligente e na plataforma cloud.
3. Contribuir para a definição da arquitetura de dados e dos requisitos para treino e validação dos modelos.
4. Participar nas fases de teste, prototipagem e validação da solução.
5. Manter-se atualizado(a) sobre os avanços mais recentes em IA/ML aplicados ao setor energético e IoT.
6. Documentar o trabalho desenvolvido de acordo com as boas práticas de engenharia de software e investigação.

Critérios de Seleção Essenciais (Obrigatórios):
1. Formação Académica: Licenciatura em Engenharia Informática, Ciência de Computadores, Engenharia Eletrotécnica, Ciência de Dados ou área relacionada, com forte especialização comprovada em Inteligência Artificial e/ou Machine Learning.
2. Experiência Profissional: Mínimo de 3 (três) anos de experiência profissional demonstrável no desenvolvimento e implementação de soluções de IA/ML.

Será valorizada experiência específica em:
1. Processamento de sinais (preferencialmente elétricos).
2. Análise de séries temporais.
3. Algoritmos de otimização e/ou sistemas de recomendação.

Competências Técnicas:
1. Sólidos conhecimentos teóricos e práticos em algoritmos de Machine Learning (ex: redes neuronais, árvores de decisão, SVM, clustering, etc.) e Deep Learning.
2. Proficiência em linguagens de programação relevantes para IA (ex: Python) e suas bibliotecas (ex: TensorFlow, PyTorch, Scikit-learn, Pandas, NumPy).
3. Experiência com bases de dados e manipulação de grandes volumes de dados.
4. Conhecimentos de plataformas cloud (AWS, Azure ou GCP) e MLOps serão valorizados.

Residência: Comprovativo de residência fiscal na região NUTS II Norte de Portugal (obrigatório para efeitos de elegibilidade no âmbito do projeto).

Línguas: Fluência em Português e bons conhecimentos de Inglês (leitura e escrita técnica).

Critérios de Seleção Preferenciais (Não Obrigatórios):
1. Experiência prévia no setor da energia, redes inteligentes (smart grids) ou IoT.
2. Experiência em desenvolvimento de software para sistemas embebidos.
3. Conhecimentos de arquiteturas de processamento de dados em tempo real.
4. Publicações científicas em conferências ou revistas relevantes na área de IA/ML.

Processo de Candidatura:
A Semitrónica está empenhada num processo de seleção transparente, objetivo e não discriminatório, baseado exclusivamente no mérito dos candidatos face aos critérios publicados.
Submissão: Os interessados devem enviar o seu Currículo (máximo 1 página) para o endereço de e-mail: .

Poderá encontrar o anúncio original publicado em: https://www.itjobs.pt/oferta/499155/engenheiro-a-de-investigacao-e-desenvolvimento-ai-machine-learning

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta activado
Salva
Salvar
Ofertas parecidas
Emprego Braga
Emprego Distrito de Braga
Página principal > Emprego > Engenheiro de Investigação e Desenvolvimento

Jobijoba Portugal

Encontre ofertas

  • Ofertas de emprego por função
  • Pesquisa de ofertas de emprego por sector
  • Empregos por empresas
  • Empregos por localização

Contacto / Parceria

  • Entre em contacto
  • Publique as suas ofertas no site Jobijoba

Menções legais - Menções legais e termos de utilização - Política de dados - Gerir os meus cookies

© 2025 Jobijoba Portugal - Todos os direitos reservados

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta activado
Salva
Salvar