Principais tarefas e responsabilidades:
Coordenação e execução de tarefas contabilísticas do departamento em conjunto com a direção financeira e com o gabinete de contabilidade externo:
• organização, preparação, classificação e registo de documentos contabilísticos e fecho contabilístico;
• Análise dos balancetes analíticos após fecho contabilístico;
• Conferência e controlo dos Caixas e cartões pré-pagos;
• Conferência da informação com os vários departamentos da associação;
• Reconciliações de contas bancárias e correntes;
• Apoio na gestão de stocks, nomeadamente valorização de entradas e saídas e na realização de inventários regulares;
• Reporte aos vários departamentos internos;
• Apoio na preparação do reporte à Direcção, Conselho Directivo e Conselho Fiscal;
• Actualização de políticas e procedimentos financeiros para garantir a transparência e a integridade das operações financeiras da organização em conjunto com a equipa;
• Apoio na implementação de processos inerentes à transformação digital e inovações tecnológicas, em coordenação com outras áreas da organização, para obter maior eficiência;
• Apoio em auditorias internas e externas;
• Realização de outras tarefas que contribuam para o funcionamento do departamento e da associação.
Requisitos:
Habilitações: Licenciatura em Gestão, Contabilidade, ou áreas relacionadas. Experiência profissional: Experiência prévia acumulada em funções similares, preferencialmente em entidades sem fins lucrativos.
Conhecimento Técnico: Sólido entendimento dos princípios de contabilidade e fiscais, de orçamentos e financeiros. Experiência na utilização de programas de contabilidade e excel.
Competências Analíticas: Capacidade de analisar dados contabilísticos e financeiros.
Comunicação e Relacionamento Interpessoal: Facilidade de comunicação e relacionamento ao nível verbal e escrito, a fim de interagir efetivamente com outros departamentos, equipas e outras partes interessadas.
Perfil do candidato:
• Autonomia na gestão temporal de planos de trabalho.
• Responsabilidade, iniciativa e autonomia.
• Espírito de equipa.
• Adaptabilidade e flexibilidade a novas situações.
• Capacidade de gerir equipas de trabalho, contribuindo para a sua motivação.
• Focado no cumprimento de legislação e procedimentos.
• Aberto à inovação e constantemente a procurar melhorar os processos financeiros e aumentar a eficiência da organização.
• Comprometimento com a missão e os valores das Aldeias de Crianças SOS, demonstrando empatia e sensibilidade às necessidades das crianças e famílias atendidas pela organização.