Responsabilidades
O Técnico de Saúde e Segurança no Trabalho é um profissional fundamental na prevenção de acidentes e na promoção de ambientes laborais saudáveis e seguros. De salientar que, as funções incluem:
* Identificação e avaliação de riscos nos locais de trabalho, propondo medidas preventivas e corretivas;
* Realização de inspeções regulares para garantir conformidade legal e técnica de equipamentos e instalações;
* Organização e realização de formações para os colaboradores, promovendo a sensibilização sobre a importância da segurança e do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
* Elaboração de relatórios técnicos, acompanhamento da ocorrência de acidentes, investigação das suas causas e propõe ações para evitar reincidências;
* Atuação na promoção da saúde ocupacional e participação em campanhas educativas e palestras com o objetivo de reforçar a cultura de segurança no ambiente de trabalho.
Qualificações
* Licenciatura, mestrado ou doutoramento em áreas relevantes como Segurança no Trabalho ou Engenharia;
* Título de Técnico de Segurança no Trabalho ou Técnico Superior de Segurança no Trabalho, emitido pela ACT;
* Forte sentido de responsabilidade e boa capacidade de comunicação;
* Empatia e escuta ativa, proatividade;
* Gosto pelo trabalho em equipa e boa capacidade de decisão;
* Atitude de constante atualização profissional, alinhada com as melhores práticas e legislações em vigor.