Para mais informações, consulte o Edital no site:
O ABC CoLAB (Laboratório Colaborativo do Algarve Biomedical Center – Soluções Integradas para o Envelhecimento e Rejuvenescimento), constitui-se como um modelo de hélice tripla inovador na área da saúde focando em longevidade e envelhecimento ativo, com o propósito de transferir conhecimento e tecnologia para a sociedade e mercados-alvo.
Este concurso destina-se à contratação de um (1) Investigador Doutorado (M/F) em Biomedicina na área de Metabolismo, para cidadãos de qualquer nacionalidade, ao abrigo da operação ALGARVE-FSE referente à candidatura submetida ao Aviso ALGARVE-2024-8, financiado pelo Programa Regional Algarve 2030 e co-financiado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+).
REFERÊNCIA: ABC CoLAB/Ref_12/2025
Missão: Sob a coordenação do Diretor Científico (CSO), deverá participar em procedimentos experimentais, tarefas de investigação ou tarefas associadas ao bom desenvolvimento de projetos, produtos e/ou serviços em curso e futuros.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES E FUNÇÕES
* Participar ativamente na política científica e de investigação do ABC CoLAB;
* Apoiar as atividades a desenvolver na agenda de investigação e inovação do ABC CoLAB;
* Executar procedimentos experimentais e técnicas laboratoriais, principalmente aqueles em biologia molecular, microbiologia, bioquímica e histologia;
* Participar na recolha e processamento de amostras biológicas;
* Participar na recolha, registo e análise de dados;
* Efetuar pesquisa bibliográfica;
* Preparação de artigos científicos;
* Elaboração de candidaturas, nacionais e internacionais a financiamento competitivo;
* Elaboração de relatórios de projetos e atividades em que estará envolvido;
* Apoiar na execução de procedimentos técnicos para operacionalização de produtos e serviços;
* Participar na disseminação, comunicação e transferência de conhecimento do ABC CoLAB.
PERFIL REQUERIDO
* Doutoramento (OBRIGATÓRIO) em Biologia, Bioquímica, Bioinformática, Biotecnologia, Medicina, Nutrição, Farmacologia, com especial foco no metabolismo.
* Experiência comprovada em vias metabólicas, função mitocondrial, resistência à insulina, restrição calórica ou distúrbios metabólicos relacionados com a idade.
* Experiência em investigação pré-clínica ou clínica relacionada com intervenções metabólicas para o envelhecimento.
* Experiência em investigação em microbioma e microbiota, assim como em intervenções ligadas a alterações no metabolismo fisiológico e celular.
Outros Requisitos Preferenciais:
* Metabolismo celular e molecular: experiência na disfunção mitocondrial, stress oxidativo e deteção de nutrientes (por exemplo, vias AMPK, mTOR, SIRT).
* Biomarcadores do Envelhecimento: experiência na identificação e validação de biomarcadores metabólicos para o envelhecimento e longevidade, também com a utilização de ómicas e ferramentas bioinformáticas.
* Intervenções nutricionais e farmacológicas: conhecimento de miméticos de restrição calórica, metabolismo das cetonas ou medicamentos como a metformina e a rapamicina.
* Modelos experimentais: proficiência no trabalho com culturas celulares, modelos animais (por exemplo, murganhos idosos) ou em estudos de coorte humana.
Competências Pessoais:
* Espírito de investigação, pesquisa e análise;
* Capacidade de adaptação e integração para trabalhar em equipa;
* Forte motivação, autonomia e proatividade;
* Proatividade na identificação de oportunidades de investigação e na proposta de novas ideias para o futuro
* Orientação para os resultados e resolução de problemas;
* Elevada capacidade de organização e método de trabalho;
* Vontade de evoluir e adquirir conhecimento.
SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS
O concurso está aberto entre 11 de novembro e as 23:59h de 10 de dezembro de 2025.
Apenas serão aceites candidaturas submetidas direta e necessariamente por email para com a seguinte referência no assunto: ABC CoLAB/Ref_12/2025. Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas.
A candidatura tem que incluir:
* Currículo Vitae detalhado.
* Cópia do Certificado de Doutoramento e reconhecidos por uma universidade portuguesa caso tenha sido obtido no estrangeiro.
* Cópia de Cartão de Cidadão.
* Plano de investigação e integração na agenda I+I do Abc CoLAB.
* Contacto de email de 2 referências.
* Cópias (pdf) de até 3 trabalhos considerados como relevantes pelo candidato.
* Pequeno vídeo de apresentação (até 3 minutos).
* Outros documentos considerados relevantes.
A prestação de falsas declarações ou a realização de atos de plágio é motivo para cancelamento da candidatura sem prejuízo da adoção de outras medidas de natureza sancionatória.
LOCAL DE TRABALHO
As atividades serão realizadas nas instalações do ABC CoLAB (ou dos seus associados), em Faro ou em Loulé, bem como em outros locais, caso se justifique, para o cumprimento das tarefas a serem executadas.
CONDIÇÕES
* Contrato de trabalho sem termo;
* 40 horas de trabalho semanais;
* Início previsto em janeiro de 2026;
* A remuneração mensal bruta pode variar entre os níveis ,15 €) e ,99 €) da Tabela Remuneratória Única de acordo com o financiamento disponível e/ou de acordo com as habilitações literárias e experiência profissional comprovada.
ADMISSIBILIDADE
Requisitos de Admissibilidade do Candidato Podem candidatar-se ao presente concurso:
A. Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados-membros da União Europeia;
B. Cidadãos de Estados terceiros; Para concorrer é necessário: C. Residir em Portugal de forma permanente e habitual;
Requisitos de Admissibilidade da Candidatura
É indispensável, sob pena de não admissão da candidatura:
D. Curriculum vitae detalhado do candidato;
E. Plano de investigação e carreira;
F. Certificado de residência permanente, autorização de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável;
G. Documentos comprovativos das condições exigíveis, nomeadamente certificados de habilitações com indicação do grau obtido e da classificação final, e reconhecido por uma universidade portuguesa caso tenha sido obtido no estrangeiro;
JÚRI
O júri do concurso é constituído pelos seguintes membros:
Presidente: Clévio Nóbrega, Presidente da Direção – ABC CoLAB;
1º Vogal Efetivo: Vânia Roberto, Diretora Geral e Diretora de Inovação do ABC CoLAB;
2º Vogal Efetivo: Célia Aveleira, Investigadora Auxiliar do ABC CoLAB
1º Vogal Suplente: Joana Apolónio, Membro da Direção ABC CoLAB;
2º Vogal Suplente: Leonor Faleiro, Investigadora Principal do ABC-Ri;
MÉTODOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas de zero (0 classificação mínima) a vinte (20 classificação máxima). Caso o júri considere necessário, ou em caso de empate, será realizada a entrevista aos/às 2 melhores candidatos/as.
Admissão a concurso:
serão admitidos a concurso todos os candidatos que satisfaçam os requisitos definidos deste edital.
Método de avaliação:
* A classificação final será a média ponderada da avaliação curricular, que assumirá um peso de 50%, e da entrevista, que representará 50%.
* Seleção dos/as candidatos/as com melhor classificação final.
Avaliação curricular (AC)
A avaliação curricular (AC) que será expressa quantitativamente de 0 a 20 valores correspondendo à adição dos valores obtidos nos seguintes critérios objetivos:
AC = 0,30 × A + 0,45 × B + 0,25 x C
em que:
A - Avalia o mérito académico do candidato com base na formação profissional;
B - Avalia a experiência anterior para a área revelante a concurso;
C – Avalia a a qualidade do plano de investigação e carreira.
8
Entrevista
Com base na Avaliação Curricular, e caso o júri considere necessário, ou em caso de empate, será realizada uma entrevista aos candidatos selecionados nas 2 ou 3 primeiras posições.
A entrevista será efetuada presencialmente ou por videoconferência, correspondendo a sua classificação à adição dos valores obtidos nos seguintes critérios:
a) Especialização Científica na área do concurso;
b) Competências técnicas;
c) Resolução de problemas e inovação;
d) Colaboração e comunicação em equipa;
e) Experiência na redação e financiamento de projetos;
f) Liderança e Independência.
Estes critérios serão classificados de zero a vinte, com o total da entrevista resultante da soma dos critérios a ser dividido por seis (0 a 20 pontos).
Classificação Final (CF)
A classificação final de cada candidato será decidida por maioria simples dos membros do júri. Todos os candidatos admitidos a concurso serão seriados ordenadamente pela classificação atribuída pelo júri, com base na AC.
Caso seja necessário realizar a entrevista, a classificação final (CF) de cada candidato será obtida através da média ponderada de AC (50%) e E (50%). Após terminar a aplicação de cada critério de seleção cada membro do júri irá ordenar os candidatos de acordo com a classificação final. O candidato que receber a maioria dos votos será selecionado. Em caso de empate a decisão será do Presidente do Júri.
O júri do concurso realizará as reuniões necessárias para a obtenção de uma decisão final, documentando em ata os procedimentos utilizados, bem como todos os elementos julgados relevantes para a construção da decisão final.
Na eventualidade de não existirem candidaturas de mérito, ou caso as condições de financiamento se alterarem significativamente depois da publicação do presente edital, o júri reserva-se o direito de encerrar o concurso sem qualquer recrutamento. Na eventualidade de o candidato selecionado não aceitar o lugar, ou de denunciar o contrato de trabalho, o júri reserva-se, o direito de atribuir lugar ao candidato seguinte na ordem de seriação final, mediante juízo de conveniência e oportunidade.
COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados da avaliação são divulgados em e por endereço de correio eletrónico aos/às candidatos/as, até 90 dias úteis após a data-limite de submissão de candidatura.. Os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação dos resultados, para se pronunciarem, querendo ou não, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis, após a conclusão da audiência prévia de interessados.
O disposto nos números anteriores não se aplica sempre que o processo de decisão conduza à concessão do lugar a todos os candidatos, equivalendo neste caso o referido processo à decisão final.
Tipo de oferta: Integral/Full-time
Pagamento: 2 514,15€ ,99€ por mês
Benefícios:
* Estacionamento gratuito