Management and Communication Advisor | eSPap (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P.)
A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap) tem por objetivo melhorar o desempenho das funções ligadas ao desenvolvimento e à gestão dos serviços partilhados na Administração Pública, agilizando a adoção de soluções e modelos de operação comuns e mais eficientes, nomeadamente nas áreas de gestão de recursos humanos, financeiros, compras públicas, parque de veículos do Estado e TIC, cumprindo os objetivos de redução da despesa pública a que o País se encontra vinculado.
A eSPap, enquanto entidade de serviços partilhados para a Administração Pública, tem vindo a desenvolver diversos projetos transformacionais, nomeadamente: a Fatura-Eletrónica na AP, o Sistema Nacional de Compras Públicas, a plataforma de Gestão de Recursos Financeiros da AP, e a plataforma de Gestão de Recursos Humanos, os quais contribuem para tornar o ambiente de trabalho bastante dinâmico e desafiante.
A equipa
A eSPap assegura a prestação de um conjunto de serviços nas áreas do desenvolvimento e manutenção desoftwareaplicacional e da gestão de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação.
Compete à Direção de Sistemas de Informação (DSI) a prestação de serviços partilhados de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para o Ministério das Finanças (MF), bem como os de utilização comum pela Administração Pública que lhe sejam cometidos.
- Promover a racionalização, em articulação com outras entidades, do modelo de governação das TIC, no âmbito do desenvolvimento de sistemas de informação, e propor políticas e estratégias garantindo o alinhamento com as restantes sireções da eSPap;
- Assegurar a definição e evolução da arquitetura de sistemas de informação, promovendo a integração entre soluções e a eficiência dos recursos afetos;
- Assegurar o desenvolvimento e suporte aos sistemas de informação que promovam a racionalização e reutilização de recursos tecnológicos, dando cumprimento às definições estratégicas e às necessidades das restantes direções da eSPap e das entidades cliente;
- Garantir, em articulação com a Direção de Infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação (DITIC), a gestão do portefólio de SI/TI e o desenvolvimento de serviços e produtos de acordo com as definições estratégicas e as necessidades das entidades cliente;
- Garantir a gestão do relacionamento com clientes, internos ou externos, no âmbito das suas atribuições;
- Garantir a estratégia e implementação dos sistemas de informação da eSPap, do MF e globais, de utilização comum pela AP, que lhe sejam cometidas;
- Monitorizar os níveis de serviço, bem como de indicadores de desempenho, com vista à eficácia e eficiência, implementando as medidas necessárias para a promoção da melhoria contínua.
A eSPap
A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap) tem por objetivo melhorar o desempenho das funções ligadas ao desenvolvimento e à gestão dos serviços partilhados na Administração Pública, agilizando a adoção de soluções e modelos de operação comuns e mais eficientes, nomeadamente nas áreas de gestão de recursos humanos, financeiros, compras públicas, parque de veículos do Estado e TIC, cumprindo os objetivos de redução da despesa pública a que o País se encontra vinculado.
A eSPap, enquanto entidade de serviços partilhados para a Administração Pública, tem vindo a desenvolver diversos projetos transformacionais, nomeadamente: a Fatura-Eletrónica na AP, o Sistema Nacional de Compras Públicas, a plataforma de Gestão de Recursos Financeiros da AP, e a plataforma de Gestão de Recursos Humanos, os quais contribuem para tornar o ambiente de trabalho bastante dinâmico e desafiante.
A equipa
A eSPap assegura a prestação de um conjunto de serviços nas áreas do desenvolvimento e manutenção desoftwareaplicacional e da gestão de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação.
Compete à Direção de Sistemas de Informação (DSI) a prestação de serviços partilhados de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para o Ministério das Finanças (MF), bem como os de utilização comum pela Administração Pública que lhe sejam cometidos.
Em especial, compete à DSI:
- Promover a racionalização, em articulação com outras entidades, do modelo de governação das TIC, no âmbito do desenvolvimento de sistemas de informação, e propor políticas e estratégias garantindo o alinhamento com as restantes sireções da eSPap;
- Assegurar a definição e evolução da arquitetura de sistemas de informação, promovendo a integração entre soluções e a eficiência dos recursos afetos;
- Assegurar o desenvolvimento e suporte aos sistemas de informação que promovam a racionalização e reutilização de recursos tecnológicos, dando cumprimento às definições estratégicas e às necessidades das restantes direções da eSPap e das entidades cliente;
- Garantir, em articulação com a Direção de Infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação (DITIC), a gestão do portefólio de SI/TI e o desenvolvimento de serviços e produtos de acordo com as definições estratégicas e as necessidades das entidades cliente;
- Garantir a gestão do relacionamento com clientes, internos ou externos, no âmbito das suas atribuições;
- Garantir a estratégia e implementação dos sistemas de informação da eSPap, do MF e globais, de utilização comum pela AP, que lhe sejam cometidas;
- Monitorizar os níveis de serviço, bem como de indicadores de desempenho, com vista à eficácia e eficiência, implementando as medidas necessárias para a promoção da melhoria contínua.
Funções
- Execução de funções consultivas, de estudo, planeamento, programação full-stack, com maior incidência na componente de front-end, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica.
- Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades inerentes à função de programador, como sejam, interpretação de user stories elaboradas por analistas, testes unitários e produção de documentação.
- Representação do serviço ou equipa de projeto em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas e boas práticas de desenvolvimento de software.
Perfil pretendido
Requisitos obrigatórios:
- Licenciatura;
- Áreas do domínio da informática, da gestão ou formação académica superior noutras áreas desde que possua experiência profissional de programação superior a 3 (três) anos.;
- Experiência em programação para Frontend aplicada a aplicações WebResponsive ou mobile, em particular, em tecnologia React ou Outsystems.
Requisitos preferenciais (valorizados):
- Figma (ou similar);
- Photoshop (ou similar);
- Linguagens web: HTML, CSS, Javascript, JQuery;
- Desenvolvimento em plataforma outsystems;
- Arquiteturas web: ASP.NET MVC, ASP.NET WebAPI, ASP.NET Web Forms;
- Padrões de comunicação: WCF/SOA, ASP.NET WebAPI, WebServices, SOAP, REST;
- ORM (Object-Relational Mapping): Entity Framework, Linq;
- Bases de dados: MS-SQL Server (preferencial), Oracle, Azure SQL, MySQL;
- Ferramentas de source-control: Git, Azure DevOps (preferencial);
- Ferramentas de CD/CI: TFS, Team City, Jenkins, Cruise Control .NET, Pipeline Azure;
- Instalação e diagnóstico de aplicações Web em Internet Information Services (IIS) 7 ou posterior, on premises ou em Azure;
- Cloud computing: Azure (Computing Services, Data Storage, Databases, Cognitive Services);
- Certificação/exame Microsoft .NET: MTA, MCSA, MCSD.
Competências associadas ao posto de trabalho e perfil pretendido
Competências Transversais/Nucleares:
- Orientação para Resultados - Competência considerada necessária para o desempenho de qualquer função, pelo que deve ser evidenciada por todo e qualquer trabalhador com vista a um desempenho bem-sucedido e integrado na cultura e visão;
- Orientação para a Colaboração - Competência considerada necessária para o desempenho de qualquer função, pelo que deve ser evidenciada por todo e qualquer trabalhador com vista a um desempenho bem-sucedido e integrado na cultura e visão;
Competências Transversais/Funcionais:
- Análise Crítica e Resolução de Problemas - Recolher, interpretar e compreender informação relacionada com a atividade, estabelecer relações e tirar conclusões lógicas a partir de factos e dados objetivos, antecipar e sinalizar problemas, utilizar processos técnico-científicos na abordagem aos problemas, e recorrer a diferentes fontes para encontrar soluções em tempo útil;
- Comunicação - Transmitir informação com clareza, utilizando todas as vias de suporte disponíveis para o efeito, e adaptar a forma e o conteúdo à audiência, assegurando que a mensagem é bem recebida e corretamente interpretada;
- Iniciativa - Agir proativamente no sentido de alcançar os objetivos, intervir com autonomia em contextos críticos, realizar atividades mesmo que fora do âmbito da sua intervenção com o propósito de facilitar a resolução de problemas, procurar soluções mesmo que não tenha sido solicitado/a a fazê-lo, atuar com prontidão perante as solicitações da Organização.
Local de trabalho
Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.), Avenida Leite de Vasconcelos, 2, Alfragide, 2614-502 Amadora ou em Avenida João XXI, 63 - 1000-300 Lisboa. Possibilidade de prestação de trabalho em regime híbrido de teletrabalho.
Nós, eSPap, oferecemos:
#1 novos desafios;
#2 evolução profissional;
#3 acesso a formação diversificada;
#4 estrutura de comunicação com formalidade reduzida;
#5 participação em projetos aliciantes e motivadores;
#6 integração em equipa sólida e dinâmica;
#7 conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.
Programadores e Estagiários de Informática e Inteligência Artificial
São Domingos de Rana, Lisbon, Portugal 1 week ago
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