Técnico de Controle de Gestão
Preparado para uma experiência apaixonante? Na STEF, líder europeu do transporte e da logística alimentar, você trabalhará no coração de um mundo em rápida evolução.
O seu desafio? Levar todos os dias produtos alimentares essenciais a milhões de consumidores, com toda a segurança.
Juntar-se a nós é uma oportunidade de florescer num ambiente estimulante, partilhar o seu entusiasmo, alimentar o seu espírito empreendedor e impulsionar o seu espírito de equipa. Estes são os valores que inspiram os nossos 22.000 colaboradores em 8 países todos os dias!
O Grupo STEF é o líder europeu da logística alimentar sob temperatura controlada (-25º a +15º), e conta com mais de 280 plataformas, uma frota com 2000 veículos e cobre os principais mercados europeus.
Dando seguimento à estratégia de fortalecimento da Direção de Transportes da STEF Lisboa, pretendemos admitir na nossa equipa um(a) Técnico de Controle de Gestão.
Missão
Garantir a análise, monitorização e otimização dos custos e a rentabilidade das operações transporte, fornecendo suporte à tomada de decisão da gestão. O profissional terá um papel fundamental na elaboração de relatórios financeiros, acompanhamento de indicadores de desempenho (KPIs) e implementação de medidas para a melhoria da eficiência operacional e financeira da empresa.
Responsabilidades
Análise Financeira e Controlo Orçamental
* Monitorizar e analisar os custos operacionais dos transportes, identificando desvios e propondo medidas corretivas.
* Apoiar na elaboração do orçamento anual e acompanhar a sua execução.
* Desenvolver e acompanhar relatórios de rentabilidade por cliente, rota, serviço ou centro de custo.
Gestão de Indicadores de Desempenho (KPIs)
* Elaborar relatórios de desempenho financeiro e operacional para suporte à tomada de decisão.
* Trabalhar com diferentes departamentos (financeiro, operações, comercial) para garantir a precisão dos
* Definir, calcular e acompanhar KPIs financeiros e operacionais (exemplo: custo por quilómetro, taxa de ocupação de veículos, eficiência de armazém, lead time, margem de contribuição).Elaborar relatórios de desempenho financeiro e operacional para suporte à tomada de decisão.
* Analisar processos e identificar oportunidades de redução de custos e otimização de recursos.
Requisitos
* Licenciatura em Gestão, Economia, Finanças, Contabilidade ou áreas afins.
* Experiência de 1 a 2 anos em funções similares, preferencialmente no setor logístico ou transportes.
* Conhecimentos sólidos em controlo de gestão, análise financeira e reporting.
* Domínio de Excel avançado e ferramentas de análise de dados (Power BI, SAP, ERP logísticos).
* Conhecimento de metodologias de controlo orçamental e análise de rentabilidade.
* Forte capacidade analítica e atenção ao detalhe.
* Capacidade de trabalhar sob pressão e em prazos curtos.
* Boa capacidade de comunicação e interação com diferentes equipas.
Benefícios
* Integração numa empresa de referência no setor da logística.
* Oportunidade de trabalhar em projetos estratégicos de otimização financeira.
* Possibilidade de progressão na carreira e desenvolvimento profissional.