O Banco de Portugal admite coordenador(a) para a Unidade de Biblioteca, do Departamento de Comunicação e Museu.
LOCAL DE TRABALHO
Lisboa.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
Definir e implementar a estratégia de gestão, desenvolvimento e valorização da Biblioteca, assegurando a sua coerência com a missão do Banco.
Desenvolver a programação da Biblioteca, incluindo lançamentos de publicações, conferências, exposições, ciclos de debate e outras iniciativas de difusão do conhecimento.
Assegurar a gestão corrente da atividade da Biblioteca: catalogação, digitalização, conservação, empréstimos, disponibilização de bases de dados, apoio à pesquisa e investigação.
Gerir e dinamizar redes de contacto com autores, investigadores, instituições científicas e culturais, universidades e parceiros estratégicos, nacionais e internacionais.
Assegurar a comunicação e promoção da Biblioteca.
Supervisionar conteúdos, publicações e iniciativas que promovam o património bibliográfico e documental.
Contribuir para a reputação institucional, nomeadamente através da realização de projetos editoriais e eventos e da cooperação com entidades congéneres, nomeadamente dos países de língua portuguesa.
Coordenar equipas e projetos, garantindo elevados padrões de qualidade, rigor e inovação.
PERFIL REQUERIDO
Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha com a parte curricular do mestrado ou formação equivalente concluída, preferencialmente nas áreas de comunicação social, ciências da comunicação, cultura, marketing, informação e documentação ou em áreas de conhecimento conexas.
Experiência profissional consolidada na área mínima de três anos.
Conhecimento do ecossistema editorial, cultural e académico, nacional e internacional.
Forte capacidade de planeamento, liderança e articulação institucional.
Excelente domínio da comunicação escrita e oral.
Fluência em inglês. Bons conhecimentos de espanhol constituem uma mais-valia.
Elevado sentido de responsabilidade, autonomia, visão estratégica e sensibilidade cultural.
PROPORCIONAMOS
A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que atua em contexto internacional e que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
METODOLOGIA DE SELEÇÃO
O processo de seleção integrará várias etapas, designadamente análise curricular, avaliação comportamental e entrevistas com um painel de seleção.
CANDIDATURA
Se reúne as condições requeridas, poderá apresentar a sua candidatura até ao próximo dia inclusive).
Em caso de dificuldade no preenchimento ou no envio da ficha de candidatura eletrónica, por favor contacte o Banco de Portugal pelo telefone disponível nos dias úteis entre as 08h30 e as 18h00).
O Banco de Portugal é um empregador que garante a igualdade de oportunidades a todos, respeitando a diversidade dos seus candidatos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PADRÕES GERAIS DE CONDUTA
O percurso profissional anterior deve evidenciar elevados padrões de ética profissional, em linha com os aplicáveis aos trabalhadores do Banco de Portugal, bem como disponibilidade para o escrutínio necessário e compromisso com a missão de interesse público da instituição.
No momento da admissão, será solicitada a assinatura de uma declaração de tomada de conhecimento e de adesão ao Regulamento de Conduta do Banco de Portugal.
Para apoio adicional, consulte a informação disponível em Ética e conduta | Banco de Portugal.