A Randstad Digital está a recrutar um Senior Hardware Engineer para integração direta numa software house no Porto.
responsabilidades chave
Definir e liderar estratégias de validação de hardware ao longo das fases de EVT, DVT, PVT e produção, garantindo a cobertura de testes, repetibilidade e rastreabilidade dos resultados.
Conceber, rever e manter estruturas de teste e validação baseadas em AQL (Acceptance Quality Limit), equilibrando o rigor estatístico com a execução prática.
Projetar "test jigs" e dispositivos de teste (mecânicos, elétricos e de software) que permitam uma validação escalável e automatizada, tanto em R&D como em linhas de fabrico.
Supervisionar o desenvolvimento de software de automação de testes (Python, LabVIEW, Jenkins, agentes embutidos C/C++), estabelecendo boas práticas para automação, registo de dados (logging) e análise.
Planear e executar campanhas de testes de qualificação: testes funcionais, de esforço (stress), de vida acelerada, ambientais (térmicos, vibração, humidade), burn-in e de resistência (endurance).
Liderar a conformidade e preparação para certificações, definindo procedimentos de pré-conformidade e assegurando a coordenação laboratorial e documentação.
Colaborar com as equipas de design, firmware e operações para integrar os princípios de design de testes e apoiar na definição de procedimentos de teste em linhas de fabrico.
Estabelecer e manter sistemas de documentação de QA, garantindo o controlo de processos, rastreabilidade e prontidão para auditorias ou certificações.
competências
Licenciatura em engenharia eletrotécnica ou elétrica e de computadores (obrigatório);
+ 6 anos de experiência em validação de hardware, engenharia de fiabilidade ou garantia de qualidade (QA), preferencialmente em empresas de sistemas embutidos (embedded systems) ou produtos industriais.
Profundo conhecimento técnico de eletrónica, engenharia de testes e ferramentas de medição (osciloscópios, analisadores lógicos/espetro, analisadores de potência, câmaras climáticas, mesas de vibração).
Elevada proficiência em automação de testes e scripting (Python, Bash, LabVIEW, pipelines de Jenkins ou equivalentes).
Sólida compreensão de interfaces e protocolos de sistemas embebidos (SPI, I2C, UART, USB, CAN, Ethernet) e depuração (debugging) de integração entre hardware e firmware.
Especialização em controlo estatístico de qualidade e testes de fiabilidade.
Experiência na gestão de testes de conformidade e certificação.
Nível fluente em inglês (obrigatório).
principais benefícios
Remuneração base competitiva;
Subsídio de alimentação;
Seguro de Saúde;
Plano de Carreira;
Formação;
Outros benefícios.