Detalhe da Oferta:
A Fundação Aga Khan Portugal (AKF Prt) encontra-se a contratar uma pessoa para exercer funções de Técnico/a de Educação - Projeto de Qualificação de Amas, no âmbito de um projeto da parceria com a Fundação Jeronimo Martins e pretende contribuir para a qualificação de novos profissionais e o aumento das respostas para a primeira infância no Conselho de Sintra. O projeto tem duração prevista até março de 2027.
Funções e atribuições:
Contribuir para a implementação das diferentes fases do projeto de incentivo e apoio a futuras amas, integrado no plano de ação da área da Educação e Desenvolvimento da Infância, e sob a orientação e supervisão da equipa coordenadora através das seguintes ações/tarefas:
Contribuir para o planeamento de atividades em articulação com parceiros locais, nomeadamente entidades da rede solidária, particular e cooperativa, organizações da sociedade civil, órgãos de governança local, organizações governamentais e entidades privadas, com interesse estratégico para os destinatários e para o projeto.
Gerir toda a documentação e processos administrativos inerentes ao projeto, implicando a recolha, organização, documentação e sistematização de dados e informação.
Apoiar a elaboração dos relatórios de execução do projeto, organizando as respetivas evidências, dentro dos prazos exigidos, assegurando a comunicação sistemática da informação ao parceiro.
Apoiar a implementação do plano de monitorização e avaliação do projeto, nomeadamente a elaboração de um estudo de caso de sistematização de metodologias, conteúdos, ferramentas e aprendizagens.
Participar em reuniões regulares de equipa do projeto, na articulação entre as áreas da Educação e Desenvolvimento da Infância e Sociedade Civil da AKF Prt.
Acompanhar a supervisão de estágios em articulação estreita com as entidades cooperantes (centros de educação de infância) e a entidade formadora, garantindo um acompanhamento adequado dos formandos.
Apoiar as ações inerentes aos processos pós-formação, nomeadamente o pedido de autorização para a atividade profissional de ama, o período de indução à profissão e a supervisão da prática profissional em articulação estreita com as respetivas entidades responsáveis.
Apoiar a criação de recursos de suporte destinados a profissionais e organizações com base nos resultados do projeto-piloto.
Apoiar a planificação e dinamização de ações de formação contínua para o desenvolvimento de competências na área da primeira infância.
Apoiar iniciativas e ações de disseminação e comunicação dos resultados do projeto, nomeadamente workshops, seminários, conferências, publicações em revistas especializadas, partilha de práticas em redes sociais e plataformas digitais, bem como a realização de eventos de networking e diálogo com instituições relevantes.
Garantir o integral cumprimento dos regulamentos internos da AKF Prt e legislação em vigor exigidos no âmbito deste projeto.
Formação e Experiência Profissional
Licenciatura ou Mestrado em Educação de Infância ou áreas similares.
Mínimo de 5 anos de experiência relevante para o desempenho da função.
Valorizada experiência em gestão de projetos na área da educação.
Valorizada experiência no desempenho da função de Técnico de Enquadramento de Creche Familiar (Supervisor Pedagógico de Amas).
Mínimo de 2 anos de experiência como formador.
Domínio da língua portuguesa.
Conhecimentos de inglês.
Perfil de Competências
Capacidade de planeamento, execução e monitorização de projetos.
Pensamento analítico e raciocínio lógico e crítico.
Capacidade de utilização de ferramentas tecnológicas aplicadas à educação e à gestão de projetos.
Capacidade de gestão e coordenação de projetos na área da educação e/ou de intervenção social/comunitária com recurso a metodologias participativas.
Capacidade de ministrar formação e desenvolver conteúdos pedagógicos e co-desenhar e realizar processos de avaliação das ações de formação.
Capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal.
Capacidade de trabalho em equipa e articulação com diferentes stakeholders.
Orientação para resultados e cumprimento de prazos.
Autonomia e proatividade na resolução de problemas.
Adaptabilidade e flexibilidade para gerir imprevistos.
Empatia e sensibilidade para trabalhar com públicos diversos na área da infância.
Conhecimento da legislação e de boas práticas relacionadas com a formação e supervisão de amas.
Capacidade de manter uma comunicação positiva, informada e atempada com todos os stakeholders.
Competências Complementares
Capacidade relacional, de comunicação, de trabalho em equipa e em parceria.
Sentido de responsabilidade, capacidade de organização e trabalho orientado para os resultados.
Capacidade de desenvolver o seu trabalho com base na conduta profissional e ética (política desafeguarding).
Competências em comunicação visual e digital (redes sociais, edição de imagem e vídeo, sites).
Bons conhecimentos informáticos (ótica do utilizador).
A Fundação Aga Khan Portugal promove a igualdade de oportunidades, investindo num ambiente livre de discriminação, no qual as decisões são baseadas nas necessidades técnicas e nas qualificações individuais, sem distinção da origem cultural, étnica e social, identidade de género e expressão de género, idade, características físicas, religião, orientação sexual, ou qualquer outro estatuto protegido legalmente.
A Fundação Aga Khan Portugal reconhece a importância da salvaguarda do bem-estar e está empenhada em assegurar a proteção e segurança de beneficiários (crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade acrescida), funcionários, e a organização como um todo, em relação a danos, diretos ou indiretos, intencionais ou resultantes de consequências não intencionais, existindo uma política de tolerância zero ao assédio sexual.
Candidaturas: www.the.akdn/careers