Esta função tem como objetivo dar suporte ás atividades de Supplier Quality Assurance (SQA), função esta responsável pela gestão dos assuntos de qualidade Fornecedor.
A.RESPONSABILIDADES E DEVERES:
Dar suporte nas seguintes atividades:
Definir problemas, recolha de dados, estabelecer factos e tirar conclusões válidas relativamente a problemas de qualidade; Ser responsável pela apresentação dos problemas de qualidade em peças compradas, aos respetivos fornecedores; Criação dos incidentes de qualidade (CPM – Complaint Purchased Material) em sistema de gestão empresarial (ERP – Enterprise Enterprise Resource Planning); Responsável pelo seguimento e manutenção dos incidentes em sistema e por garantir que os mesmos se concluem em tempo definido; Responsável pelo seguimento das seleções em matéria-prima, efetuadas a cargo dos fornecedores com empresas externas; Veículo de transmissão de informação entre fornecedor e clientes internos na BorgWarner; Responsável pela devolução de material não conforme ou duvidoso aos fornecedores e/ou cobrança de impacto económico causado pela não conformidade no nosso processo; Analisar e tomar decisão, em conjunto com a Produção, sobre material duvidoso e/ou não conforme. Garantir que a devolução do mesmo se faz, no menor tempo possível; Responsabilidade pelo seguimento e analise dos planos de acções enviados (8D), de forma a garantir a resolução dos problemas e evitar a recorrência. É também da sua responsabilidade pilotar o fecho dos mesmos, nos timings estabelecidos; Fazer a recepção de pedidos de derrogação de fornecedores e sua análise, seguimento e validação com a equipa de trabalho afectada; Saber consultar e analisar um dossier PPAP; Colaborar na melhoria de processos e garantir que as melhorias são reflectidas nos documentos de suporte (Plano controlo, FMEA, Planos de manutenção, entre outros) dos fornecedores; Condução de auditorias a fornecedores e avaliar os sistemas de qualidade nas instalações dos mesmos, sempre que necessário. Seguimento dos planos de acção resultantes; Redacção de relatórios de viagem; Trabalhar em equipa com a produção e serviços de suporte em prol da melhoria continua de processos; Respeitar as regras de segurança e limpeza do posto de trabalho; Cumprir com normas de ambiente, eficiência energética, saúde e segurança no trabalho, qualidade e produtividade. Cumprir com as regras da organização e os regulamentos internos: Código de Ética, prática e o horário. Respeitar as regras de segurança e limpeza do posto de trabalho. Respeitar e cumprir as regras de Política de Gestão Ambiental, Eficiência Energética, Saúde e Segurança no Trabalho. Participar ativamente na melhoria continua da Política de Gestão Ambiental, Eficiência Energética, Saúde e Segurança no Trabalho. Utilizar eficientemente as diferentes fontes de energia, adotando práticas que promovam a redução do consumo energético e o uso responsável dos recursos, de acordo com a Política do SGE. Executar outras tarefas não compreendidas na atividade para a qual foi contratado, quando necessidades ou conveniência de serviço o justifiquem, pelo período de tempo necessário às referidas necessidades ou conveniências de serviço.
B.QUALIFICAÇÕES E REQUISITOS:
FORMAÇÃO e/ou EXPERIÊNCIA:
* 12º ano em área profissional técnica;
* Licenciatura em Engenharia (preferencial) ou Curso superior técnico;
* 1-3 anos de experiência de Qualidade na indústria automóvel;
* Conhecimentos de ferramentas de resolução de problemas industriais (Metodologia 8D, PDCA, A3, entre outros) e processos de fabricação;
* Conhecimentos dos requisitos da norma IATF 16949 e ISO 9001. Conhecimentos dos processos APQP e PPAP são valorizáveis.
* Eficaz na definição de problemas, recolha de dados, estabelecer os factos e tirar conclusões válidas;
* Habilidade para interpretar uma variedade de instruções técnicas e lidar com variáveis abstractas e/ou concretas;
* Competente no desenvolvimento de relatórios de viagem, correspondência comercial em geral e procedimentos manuais;
* Competências de apresentação e capacidade de responder a questões colocadas pela direcção e/ou clientes;
* Conhecimento de práticas e conceitos eficazes de saúde, segurança e ergonomia;
* Conhecimento da indústria automotiva e dos seus clientes;
* Conhecimento sólido de conceitos visuais de indústria.
* Bom nível de inglês falado e escrito;
C.COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS ESSENCIAIS:
Focalização no cliente; Qualidade de decisão; Informação; Lidar com a ambiguidade; Estabelecer prioridades; Resolução de problemas; Tomada de decisão em tempo útil; Gestão de processos; Competências funcionais/técnicas.