Propósito da Função
O/A Cuidador/a é responsável por garantir a implementação da estratégia global das Aldeias de Crianças SOS, promovendo o bem-estar, a educação e o desenvolvimento integral das crianças e jovens sob sua responsabilidade. Deverá assegurar e monitorizar o cuidado integral e o bem-estar dos menores a seu cargo, criando e estabelecendo uma rotina estruturada, através de uma abordagem terapêutica intencional, num ambiente seguro e reparador. Este trabalho será desenvolvido em estreita colaboração com a equipa educativa, com foco na ética, no sigilo profissional e no compromisso com o cuidado holístico das crianças e jovens.
Responsabilidades e Tarefas
Promover o alinhamento e implementação da estratégia global das Aldeias de Crianças SOS:
·Identificar-se com os valores, missão e visão da organização;
·Aplicar diariamente uma abordagem baseada nos direitos da criança assegurando o cumprimento da lei;
·Cumprir o código de conduta previamente assinado;
·Cumprir, impreterivelmente, o sigilo profissional;
·Denunciar qualquer tipo de mau trato;
·Acompanhar o percurso das crianças e jovens em todas as suas dimensões e constituir-se como cuidador de referência onde integra uma Unidade Educativa, em estreita parceria com os elementos desta;
·Contribuir para uma rotina normalizadora, contentora e promotora de segurança e autonomia para as crianças e jovens a seu cargo, em conjunto com a Equipa
Organização do quotidiano com intencionalidade terapêutica:
·Contribuir para a criação de um ambiente familiar, seguro e previsível, através da organização física e das rotinas, regras e rituais definidas sempre em equipa.
·Escutar os jovens sobre as suas necessidades e expectativas;
·Criar um ambiente tolerante e aberto à expressão das emoções;
·Clarificar e disciplinar limites e expectativas para o comportamento;
·Assegurar assembleias de casa regulares, trabalhando a colaboração e participação do grupo;
·Gerir e monitorizar estados emocionais dos jovens e apoiar a regulação destes, de acordo com o Guião de Intervenção Colaborativa – Da antecipação à resolução da crise;
·Participar e/ou tomar conhecimento da definição do Projeto de Promoção e Proteção (PPP) de cada criança/jovem da Casa SOS, da execução e avaliações do PII (Plano Individual de Intervenção) e de todas as intervenções planificadas em equipa;
Prestação de Cuidados Básicos:
·Assegurar a higiene diária;
·Assegurar a alimentação;
·Assegurar vestuário adequado (estado e estação do ano);
·Assegurar períodos de descanso (sono) adequados à faixa etária;
Nutrição e Alimentação:
·Efetuar pedidos/controlo de stocks;
·Elaborar semanalmente ementas equilibradas, variadas e ricas nutricionalmente;
·Confecionar refeições de acordo com a ementa;
·Acondicionar corretamente os alimentos nos equipamentos de frio e despensas;
Higiene da Casa:
·Garantir a limpeza, desinfeção, manutenção e arrumação dos espaços;
·Garantir o acondicionamento de produtos de limpeza em local fechado, não acessível aos residentes;
Outros aspetos do trabalho doméstico:
·Zelar pelo bom estado do edificado, equipamentos e materiais;
·Organizar, preparar, cozinhar e empratar alimentos, respeitando as normas de higiene e segurança alimentar, com vista a garantir um momento de refeição com qualidade e satisfação dos residentes;
·Executar o serviço de limpeza, arrumação, manutenção e decoração do espaço residencial, assim como do serviço de tratamento de roupas (lavagem, secagem, passagem a ferro, pequenos arranjos) com vista a garantir a existência de um espaço higienizado, acolhedor e seguro para os residentes e equipa residencial;
Gestão orçamental da casa
·Efetuar mensalmente, em Unidade Educativa, um plano financeiro (dinheiro disponível – necessidades – previsão de custos);
·Requerer e guardar todos os recibos das compras efetuadas e entrega-los de acordo com procedimento definido pela CAR;
Participação ativa na dinâmica da Unidade Educativa e da CAR:
·Participar de forma assídua e pontual em todas as reuniões definidas pela Direção Técnica;
·Participar com sentido crítico e construtivo na análise de casos e em qualquer momento de reflexão definido que vise a melhoria contínua da intervenção realizada;
·Efetuar os registos diários essenciais à gestão da Unidade Educativa a seu cargo, e de todas as diligências e ocorrências aquando o seu turno, atualizando-os no Dossier de Casa;
·Efetuar em equipa e/ou acompanhar a planificação semanal atempada garantindo o suporte à organização logística geral da CAR
·Refletir regularmente sobre a sua prática profissional, participar em formações e trocar experiências com os seus pares, procurando estar ativamente informada acerca de novos conhecimentos que lhe permitam promover o seu crescimento pessoal e profissional.