Career Opportunities: Técnico(a) jurista (Bolsa) para o Departamento de Supervisão Prudencial (4662)
O Banco de Portugal admite técnico(a) jurista para o Departamento de Supervisão Prudencial.
Este departamento tem como principal responsabilidade a supervisão dos bancos, com o objetivo de proteger a estabilidade financeira e garantir a segurança dos fundos confiados a estas instituições.
O exercício de funções neste departamento constitui uma oportunidade única de desenvolvimento de conhecimentos e experiências profissionais em domínios fortemente valorizados pelo setor financeiro. Estando o Banco de Portugal integrado no sistema europeu de supervisão bancária, o departamento exerce as suas funções em estreita ligação com o Banco Central Europeu e a Autoridade Bancária Europeia, proporcionando um ambiente de trabalho dinâmico, em contexto europeu.
O departamento é composto por equipas maioritariamente jovens, com diversidade de experiências, atitude positiva e espírito colaborativo, que valorizam a aprendizagem contínua à luz da crescente inovação do setor financeiro.
Procuramos novos colaboradores com formação superior em direito e experiência profissional mínima de dois anos. Orientação para resultados, sentido crítico e analítico, gosto pelo trabalho em equipa, pró-atividade e boa capacidade de comunicação em inglês são competências essenciais.
* Licenciatura pré ‐ Bolonha, ou pós ‐ Bolonha com parte escolar de mestrado concluída, em direito, preferencialmente com classificação final igual ou superior a 14 valores;
* Mestrado ou qualificação académica especializada nas vertentes de direito bancário e financeiro (condição preferencial);
* Experiência profissional mínima de dois anos, preferencialmente em (i) direito bancário e financeiro ou (ii) em direito administrativo no domínio da regulação económica, nomeadamente no setor financeiro;
* Espírito de iniciativa, autonomia, elevado sentido de responsabilidade e capacidade de planeamento e de organização do trabalho;
* Orientação para resultados, capacidade de análise crítica, rigor, exigência e interesse por atualização técnica contínua;
* Facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal, assim como facilidade para trabalhar em equipa;
* Domínio da língua inglesa (oral e escrito);
A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que atua em contexto internacional e que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
O Banco de Portugal é um empregador que garante a igualdade de oportunidades a todos, respeitando a diversidade dos seus candidatos.
O percurso profissional anterior deve revelar uma conduta orientada por elevados padrões de ética profissional, equivalentes aos aplicáveis aos trabalhadores do Banco de Portugal.
* Deve revelar disponibilidade para o escrutínio necessário à verificação do cumprimento dos deveres gerais de conduta aplicáveis aos trabalhadores do Banco de Portugal;
* Deve manifestar um forte envolvimento na missãodeinteresse público que, por lei, é atribuída ao Banco de Portugal.
No momento da admissão, será solicitada a assinatura de uma declaração de tomada de conhecimento e de adesão ao Código de Conduta dos Trabalhadores do Banco de Portugal e ao Regulamento de Conduta do Banco de Portugal, disponíveis para consulta na página do Banco de Portugal:
Se reúne as condições requeridas, poderá apresentar a sua candidatura até ao próximo dia 31-12-2025 (inclusive).
Em caso de dificuldade no preenchimento ou no envio da ficha de candidatura eletrónica, por favor contacte o Banco de Portugal pelo telefone +351 213 130000 (disponível nos dias úteis entre as 8h30 e as 18h00).
#J-18808-Ljbffr