A Arka, uma das empresas participadas pelos fundos geridos pela Vallis Capital Partners, SA, está a recrutar para a posição de Controller de Gestão. A ARKA é uma empresa líder em saúde, especializada na conceção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de dispositivos médicos e não médicos de uso único, com rigorosos padrões de segurança e inovação. O Controller de Gestão será responsável pela supervisão e otimização dos resultados financeiros e operacionais, bem como pela implementação de estratégias de gestão eficazes para garantir a saúde financeira e o crescimento sustentável da empresa. Esse profissional atuará como o elo entre as áreas financeira e operacional, proporcionando insights estratégicos baseados em dados financeiros para a tomada de decisões. Reportando diretamente ao CEO, terá um papel estratégico na definição e acompanhamento dos objetivos da empresa, garantindo o alinhamento entre a performance financeira operacional e a visão de longo prazo do negócio. PRINCIPAIS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES: Gestão e Planeamento: Elaborar e controlar o orçamento anual da empresa, assegurando alinhamento com as metas e estratégias corporativas. Desenvolver previsões financeiras, realizando análises de cash-flow, demonstração de resultados, balanços patrimoniais e projeções de resultados. Monitorar o desempenho financeiro em relação aos indicadores-chave (KPIs), garantindo a identificação prévia de desvios e implementação de ações corretivas. Controle de Custos e Rentabilidade: Gerir os custos operacionais, com ênfase no controle de despesas, otimização de processos e melhorias contínuas. Analisar a margens de produtos e categorias, propondo ajustes de preço ou estratégias de redução de custos. Implementar sistemas de controle de fundo de maneio. Relatórios e Análises Estratégicas: Elaborar relatórios financeiros mensais, trimestrais e anuais para a Administração, com uma análise detalhada de variações em relação ao orçamento. Realizar análises de rentabilidade por cliente, e por produto, sugerindo estratégias para maximização de rentabilidade. Auxiliar na definição de estratégias de pricing. REQUISITOS MÍNIMOS: Formação Acadêmica: Licenciatura em Gestão de Empresas, Contabilidade, Economia, Finanças ou similar; Experiência Profissional: Experiência mínima de 5 anos na função Domínio de ferramentas de análise financeira (Primavera -preferencial, Excel avançado (preferencialmente com SQL), Power BI. Perfil Comportamental: Proatividade e pensamento estratégico, com capacidade de identificar oportunidades de melhoria e otimização. Habilidade de comunicação clara e objetiva, tanto para reportar resultados financeiros, quanto para interagir com diferentes áreas da empresa. Visão analítica, com capacidade de traduzir números e dados em insights acionáveis para a tomada