Descrição do Cargo
Em apoio ao corpo docente, os trabalhadores sociais serão responsáveis por gerenciar o plano de Serviço Único de Violência Sexual. A posição inclui a prevenção, rastreio e intervenção junto de alunos que estejam experienciando ou possam vir a experienciar dificuldades emocionais, sociais, acadêmicas ou familiares.
O candidato deve ser capaz de trabalhar de forma independente e colaborar com outros assistentes sociais do departamento de Atendimento ao Estudante.
Atribuições
* Ajuda o aluno a utilizar seus recursos pessoais para lidar com uma situação problemática.
* Cria um clima que facilita a integração de uma experiência.
* Utiliza ferramentas padronizadas reconhecidas, realiza entrevistas e faz observações, se necessário.
* Analisa e interpreta observações e dados coletados.
* Encaminha o aluno para outras organizações, como departamentos de saúde comunitários, centros de serviço social e hospitais, conforme necessário.
* Participa em estudos de caso numa equipe multidisciplinar.
* Em colaboração com outras partes interessadas relevantes e como parte do plano de sucesso do Colégio, planeia, desenvolve, implementa, lidera e avalia atividades que promovem o progresso pessoal e acadêmico do aluno.
* Auxilia o corpo docente a compreender melhor o aspecto da relação professor/aluno.
* Desenvolve e mantém relacionamentos com pessoas que representam a rede de serviços sociais e de saúde e outras organizações parceiras em sua área de atuação.
* Prepara e atualiza arquivos em conformidade com os padrões profissionais, bem como com os regulamentos e políticas da Faculdade.
* Implementa, através de abordagens individuais ou em grupo, atividades que visam garantir que os alunos maximizem o seu potencial, especialmente nas suas dimensões pessoal, familiar e social.
* Participa no desenvolvimento, promoção e execução de programas de rastreio, sensibilização e prevenção sobre temas relacionados com os problemas vividos, nomeadamente o absentismo, o abandono escolar e o suicídio.
* Pode ser chamado a intervir para ajudar a neutralizar situações de crise ou de emergência e propor possíveis soluções.
* Fornecer aconselhamento confidencial e capacitador a alunos, funcionários e gerentes.
* Oferece medidas de apoio e encaminhamento para serviços especializados a quem sentir necessidade.