Diretor Executivo de Planeamento e Execução Orçamental
Católica Lisbon School of Business and Economics
Descrição:
Assegurar o planeamento e execução orçamental da CATÓLICA-LISBON, no controlo rigoroso de custos e na monitorização contínua do desempenho financeiro, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência económico-financeira da Escola. Reporta ao Diretor da CATÓLICA-LISBON, integra o Senior Management Team da Escola e gere a equipa administrativa-financeira.
Principais responsabilidades:
1. Planeamento e Execução Orçamental
2. Coordenar o processo de elaboração do orçamento anual, em articulação com as diversas áreas da organização;
3. Garantir o alinhamento entre o orçamento e os objetivos estratégicos da instituição;
4. Acompanhar a execução orçamental mensal, assegurando a conformidade com o plano aprovado;
5. Promover o ajustamento do orçamento em função de desvios ou alterações de contexto.
6. Controlo Financeiro e Reporting
7. Monitorizar os indicadores de performance financeira e assegurar o cumprimento dos objetivos orçamentais;
8. Implementar mecanismos de controlo interno para garantir a correta aplicação dos recursos financeiros:
9. Elaborar relatórios financeiros periódicos para a Direção da Escola e outras partes interessadas, com análise crítica de desvios e propostas corretivas.
10. Coordenação de equipa Administrativo-Financeira
11. Liderança, supervisão e acompanhamento das atividades da equipa (2 a 3 elementos);
12. Gestão e desenvolvimento da equipa, garantindo eficiência.
13. Gestão de Cobranças
14. Assegurar a cobrança de receitas de alguns departamentos da Escola;
15. Controlo de donativos recebidos.
16. Apoio à Decisão e Controlo de Custos
17. Apoiar a liderança na análise financeira de projetos e decisões estratégicas;
18. Promover uma cultura de eficiência e disciplina orçamental em toda a organização.
19. Relacionamento com Entidades Internas da Universidade
20. Articulação com a Direção Financeira da UCP para assuntos relacionados com pagamentos a entidades externas em prazos especiais e resolução de outras questões contabilístico-financeiras não rotineiras;
21. Articulação com a equipa de ERP para assuntos relacionados com o funcionamento dos sistemas internos;
22. Articulação com o departamento jurídico da UCP para assuntos relacionados com contratos e protocolos.
23. Relacionamento com Entidades Externas
* Assegurar a articulação com auditores externos, entidades financiadoras, entre outros.
Perfil:
· Formação superior em Gestão, Finanças, Contabilidade, Economia ou área similar.
· Experiência profissional relevante em funções de controlo financeiro e orçamental, preferencialmente em contexto institucional ou académico.
· Conhecimento dos normativos legais e fiscais aplicáveis ao setor da educação e organismos sem fins lucrativos.
· Elevado sentido de responsabilidade, rigor analítico e capacidade de organização.
· Competências de comunicação e relacionamento interpessoal, com capacidade de trabalho em ambiente colaborativo e multidisciplinar.
· Domínio de ferramentas de análise financeira e orçamental.
· Fluência em inglês, oral e escrito.
Informações adicionais: Serão considerados perfis com disponibilidade parcial (50%). Poderá igualmente ser avaliada a possibilidade de um perfil em regime de tempo integral, mediante o alargamento das competências às áreas de Gestão de Operações ou Gestão de Infraestruturas.
CANDIDATURAS:
* Envio de CV e Carta de Motivação para
* ASSUNTO: PEO - Nome do Candidato