Descrição do Cargo
O cargo de Gerente de Segurança e Meio Ambiente visa supervisionar todas as atividades relacionadas à prevenção e proteção dos colaboradores, em conformidade com as normas legais e diretrizes aplicáveis.
Além disso, o profissional será responsável por promover uma cultura de segurança, incentivando comportamentos seguros e a conscientização contínua em todos os níveis da organização.
Responsabilidades
* Garantir em colaboração com a equipe de direção industrial local, a identificação e avaliação de fatores de risco, propondo medidas necessárias para assegurar a segurança e qualidade dos ambientes de trabalho, em conformidade com a legislação vigente;
* Gerenciar e revisar procedimentos definidos relacionados com a segurança e sistemas de gestão em vigor;
* Conhecer, verificar e assegurar a aplicação correta das normas e diretrizes (nacionais e do grupo) vigentes em temas de HSE;
* Gerenciar a área de medicina no trabalho;
* Monitorizar o status dos incidentes reportados pelas áreas, validando a resolução dos mesmos;
* Identificar em conjunto com os responsáveis das áreas industriais, as necessidades de formação dos colaboradores, objetivando desenvolver competências específicas em temas de HSE;
Habilidades e Qualificações
* Determinação, iniciativa e motivação forte para a função;
* Orientação para resolução de problemas, objetivos e autonomia elevada;
* Aptidão para ouvir, comunicar e relacionar-se com trabalhadores e colegas;
* Procura constante pela melhoria continua dos processos existentes;
* Acredita na importância do trabalho em equipe;