Estamos à procura de um profissional experiente para assumir o papel de Financial Manager & Controller. Esta função alargada expande as responsabilidades tradicionais de Controller para incluir uma dimensão estratégica de gestão financeira. O profissional estará envolvido com a gestão estratégica e reporte à administração, e em paralelo, colaborar na supervisão de operações financeiras, relatórios financeiros e processos de controlo interno. Este papel é fundamental para garantir o equilíbrio financeiro a longo prazo e simultaneamente a excelência operacional diária da Organização.
Quais as principais responsabilidades:
* Fornecer relatórios financeiros e interpretar informações financeiras para a equipa de gestão, recomendando futuros planos de ação;
* Gerir as operações financeiras, incluindo processos de faturação, gestão de fluxos monetários e reconciliações;
* Preparar e submeter o orçamento preliminar e final, e as previsões financeiras de acordo com os requisitos da Organização e do Grupo;
* Assegurar comunicação adequada com os Stakeholders, aconselhando-os em questões de orçamento, previsões e resultados;
* Gerir e produzir relatórios financeiros mensais e anuais, incluindo o fecho de contas anual;
* Coordenar e supervisionar os seguintes processos, em estreita parceria com o departamento financeiro: validação de faturas de fornecedores, despesas de colaboradores e registo de horas;
* Desenvolver e documentar processos de negócio e políticas financeiras para manter e reforçar os controlos internos;
* Aconselhar sobre atividades de investimento e fornecer estratégias financeiras para a Organização;
* Analisar custos, preços, contribuições variáveis e resultados de prestação de serviços comparativamente aos planos de negócios;
* Estabelecer ligação com auditores e entidades reguladoras para garantir nomeadamente conformidade da informação;
* Garantir a verificação e qualidade dos dados financeiros em sistemas de informação (CRM e ERP);
* Responder atempadamente e com precisão a solicitações internas e externas;
* Identificar e implementar oportunidades de melhoria contínua nos processos financeiros.
Quais os requisitos:
* Experiência profissional mínima de 10 anos em posições de gestão financeira e controlo em ambiente internacional;
* Formação académica superior em Finanças, Contabilidade, Economia ou similar;
* Certificação profissional relevante (Contabilista Certificado, MBA, etc.) é requisito preferencial;
* Conhecimentos avançados das ferramentas Office. Competências avançadas com software de gestão financeira e ferramentas de análise de dados serão valorizadas;
* Fluência em inglês (oral e escrito), francês é requisito preferencial;
* Conhecimento abrangente de princípios contabilísticos, regulamentações financeiras e práticas de controlo interno;
* Excelentes competências analíticas e capacidade de traduzir dados financeiros complexos em recomendações acionáveis;
* Forte capacidade de planeamento estratégico e tomada de decisão;
* Excelentes competências de comunicação e liderança;
* Capacidade de trabalhar sob pressão e cumprir prazos rigorosos;
* Team player.
O que oferecemos:
* Integração numa Organização global, dinâmica e em crescimento sustentado;
* Oportunidade de impactar positiva e diretamente o crescimento e sucesso financeiro da Organização;
* Ambiente dinâmico onde poderá utilizar a sua experiência tanto em análise financeira quanto em controlo operacional;
* Possibilidade de desenvolver e implementar estratégias financeiras inovadoras;
* Participação direta nas decisões estratégicas da Organização.
Candidaturas:
Enviar CV atualizado para emprego@mazars.pt com o assunto "Controller".