ASSISTENTE DE EXPORTAÇÃO Responsabilidades Principais : Gestão administrativa e acompanhamento comercial de encomendas de exportação:
• Registo, receção, verificação e tratamento das encomendas de clientes internacionais
• Comunicação frequente com os clientes, garantindo um acompanhamento eficaz em todos os procedimentos
• Organização e gestão dos processos de Exportação, assegurando o cumprimento da legislação inerente
• Controlo e verificação da documentação associada aos processos, garantindo o cumprimento das regras internas e da legislação aplicável
• Elaboração e envio de orçamentos e de faturas pró-forma (preços de venda, condições de pagamento, prazos, etc.
)
• Organização da logística e do transporte de mercadorias, em articulação com transitários e transportadores
• Acompanhamento dos processos logísticos e coordenação com fornecedores internos e externos
• Emissão de documentos de exportação: etiquetas, certificados de origem, ADR, COC, Certificados sanitários etc., conforme a regulamentação dos diferentes mercados (CCI / DDPP / DGCCRF)
• Assegurar a correta expedição das encomendas e a sua faturação no sistema
• Validação das faturas de transporte e controlo dos custos logísticos
• Outras atividades associadas ao setor de Customer Service
Garantia da Qualidade no Relacionamento com Clientes e Fornecedores:
• Gestão das reclamações e não-conformidades, articulando com os serviços internos e fornecedores para rápida resolução
• Seguimento dos litígios e falta de pagamentos, especialmente relacionados a reclamações não resolvidas
• Interface constante com clientes e fornecedores (internos e externos), assegurando a satisfação e a fidelização
• Cumprimento rigoroso das boas práticas de exportação e das normas de segurança alimentar
Competências Técnicas e Comportamentais
• Formação superior (mínimo 2 anos) de nível Técnico Superior em Comércio Internacional ou área similar
• Conhecimentos e experiência comprovada na área de Exportação e Comércio Internacional
• Domínio das línguas Inglesa e Francesa (outra língua estrangeira será valorizada)
• Bons conhecimentos de ferramentas básicas de informática (Word, Excel, ERP, etc.
)
• Conhecimento prático das regulamentações aduaneiras e fiscais aplicáveis às exportações
• Facilidade de trabalho em equipa e excelente capacidade de comunicação
• Forte sentido de responsabilidade, rigor e organização
• Disponibilidade e capacidade para trabalhar sob pressão e gerir prioridades
• Orientação para a obtenção de resultados, com racionalidade e criação de valor para a empresa
• Capacidade participativa e inovadora, assegurando a melhoria contínua dos processos internos
• Sensibilidade comercial e forte orientação para o serviço ao cliente
• Elevada adaptabilidade, reatividade e polivalência no desempenho das funções
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