Principais tarefas e responsabilidades:
Coordenação e execução de tarefas contabilísticas do departamento em conjunto com a direção financeira e com o gabinete de contabilidade externo:
* organização, preparação, classificação e registo de documentos contabilísticos e fecho contabilístico;
* Análise dos balancetes analíticos após fecho contabilístico;
* Conferência e controlo dos Caixas e cartões pré-pagos;
* Conferência da informação com os vários departamentos da associação;
* Reconciliações de contas bancárias e correntes;
* Apoio na gestão de stocks, nomeadamente valorização de entradas e saídas e na realização de inventários regulares;
* Reporte aos vários departamentos internos;
* Apoio na preparação do reporte à Direcção, Conselho Directivo e Conselho Fiscal;
* Actualização de políticas e procedimentos financeiros para garantir a transparência e a integridade das operações financeiras da organização em conjunto com a equipa;
* Apoio na implementação de processos inerentes à transformação digital e inovações tecnológicas, em coordenação com outras áreas da organização, para obter maior eficiência;
* Apoio em auditorias internas e externas;
* Realização de outras tarefas que contribuam para o funcionamento do departamento e da associação.
Requisitos:
Habilitações: Licenciatura em Gestão, Contabilidade, ou áreas relacionadas. Experiência profissional: Experiência prévia acumulada em funções similares, preferencialmente em entidades sem fins lucrativos.
Conhecimento Técnico: Sólido entendimento dos princípios de contabilidade e fiscais, de orçamentos e financeiros. Experiência na utilização de programas de contabilidade e excel.
Competências Analíticas: Capacidade de analisar dados contabilísticos e financeiros.
Comunicação e Relacionamento Interpessoal: Facilidade de comunicação e relacionamento ao nível verbal e escrito, a fim de interagir efetivamente com outros departamentos, equipas e outras partes interessadas.
Perfil do candidato:
* Autonomia na gestão temporal de planos de trabalho.
* Responsabilidade, iniciativa e autonomia.
* Espírito de equipa.
* Adaptabilidade e flexibilidade a novas situações.
* Capacidade de gerir equipas de trabalho, contribuindo para a sua motivação.
* Focado no cumprimento de legislação e procedimentos.
* Aberto à inovação e constantemente a procurar melhorar os processos financeiros e aumentar a eficiência da organização.
* Comprometimento com a missão e os valores das Aldeias de Crianças SOS, demonstrando empatia e sensibilidade às necessidades das crianças e famílias atendidas pela organização.