Objetivo da função:
Assegurar a preparação do processo de consolidação de contas do Grupo e garantir a produção e análise de informação financeira rigorosa, fiável e em conformidade com os normativos em vigor.
O profissional será responsável por assegurar a qualidade dos reportes internos e externos, contribuindo diretamente para o cumprimento das obrigações legais e regulatórias, bem como para a melhoria contínua dos processos de controlo financeiro.
Responsabilidades:Garantir a execução mensal do processo de consolidação do Grupo;
Efetuar a análise de operações intragrupo, assegurando a sua correta eliminação e tratamento contabilístico;
Apoiar na divulgação das demonstrações financeiras consolidadas e individuais das entidades do Grupo;
Preparar e validar informação financeira e contabilística, nomeadamente o reporte Fin Rep;
Colaborar na manutenção da informação necessária para a contabilidade de cobertura;
Assegurar a articulação com vários departamentos no âmbito da preparação dos reportes financeiros;
Participar na preparação de reportes para auditores externos, reguladores e unidades internas (incluindo Administração);
Apoiar na análise das contas de balanço e de resultados, individuais e consolidadas, incluindo a elaboração de relatórios detalhados sobre saldos e transações em diferentes níveis de consolidação e referenciais de relato;
Colaborar na preparação de outros reportes internos e externos e contribuir para a melhoria contínua dos processos e do sistema de controlo interno