Objetivos da funçãoContribuir para o bem-estar físico e psicológico da criança, potenciando o seu desenvolvimento integral, utilizando metodologias adequadas para uma intervenção educativa de qualidade.
Colaborar com a família de forma a permitir a conciliação da vida profissional com a familiar, numa partilha de cuidados e responsabilidades.Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças.Relacionar-se de forma funcional e adequada à faixa etárias das crianças, mantendo também uma relação comunicacional ativa de confiança e construtiva com as respetivas famílias.Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio à infância e articular toda a atividade e planificação com a restante equipa de sala.Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças.Promover o bem-estar global e a formação pessoal e social das crianças.Planificar e desenvolver atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento integral da criança, com periodicidade, diária, semanal, mensal e anual.Conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio à infância.Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção.Planear, implementar e avaliar projetos educativos e/ou colaborar na sua dinamização.Criar processos de adaptação e vínculo das crianças, promovendo a sua responsabilidade, autonomia e participação.Coordenar a divisão de tarefas juntamente com a auxiliar.Apoiar as crianças durante as refeições (almoço e lanche) de acordo com as suas necessidades.Promover e desenvolver hábitos de higiene.Prestar cuidados de higiene pessoal às crianças e auxiliá-las nestas tarefas e a vestirem-se, de acordo com a idade e estado de desenvolvimento de cada uma.Apoiar as crianças no momento diário do sono, após a refeição (almoço).
Envolver os restantes profissionais e a família nas atividades no sentido de promover uma intervenção mais adequada a cada criança.Avaliar periodicamente o desenvolvimento global da criança, quer individualmente quer em grupo.Elaborar, organizar e atualizar regularmente os processos individuais das crianças, tanto em suporte informático (Educabiz) como em registo físico (dossier individual).
Promover e dirigir reuniões periódicas com os pais e encarregados de educação.Zelar pela segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados.Participar em reuniões periódicas com a coordenação, educadoras e demais colaboradoras das valências envolvidos no trabalho com as crianças.Planear e dirigir atividades das crianças no exterior (nomeadamente visitas de estudo), garantindo a sua pertinência pedagógica e a segurança das crianças.Supervisionar o trabalho da/o auxiliar que trabalha no âmbito da sala de aula.Informar escrita e verbalmente os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre o relatório diário da criança (ex. sono, alimentação, humor, higiene, etc.).
RequisitosPreferênciais:· Mestrado em Educação Básica· Disponibilidade imediataRequisitos preferenciais· Experiência na coordenação de Creche e/ou Jardim de InfânciaOutros requisitos:· Coordenação de Equipas· Liderança· Trabalho em Equipa· Planeamento e organização· TIC· Empatia· Língua estrangeira (inglês)