O papel de um especialista em cobrança é altamente desafiador e requer uma combinação única de habilidades técnicas, sociais e de negócios.
Para alcançar o sucesso, você precisará lidar com clientes inadimplentes, negociar acordos complexos e encontrar soluções criativas para problemas financeiros. Além disso, você precisará estar sempre atualizado sobre as últimas normas e regulamentações aplicáveis à área de cobrança.
Aqui estão algumas das responsabilidades que você pode enfrentar:
* Lidar com clientes inadimplentes e negociar acordos complexos;
* Reduzir a inadimplência e melhorar a recuperação de crédito;
* Equilibrar a cobrança rigorosa com o atendimento humanizado;
* Conformidade com normas e regulamentações;
* Gestão de indicadores e uso de tecnologia;
* Coordenação com outras áreas (comercial, financeiro e jurídico);
Para se tornar um especialista em cobrança bem-sucedido, você precisará ter:
* Graduação completa em administração, contabilidade, processos gerenciais e/ou correlatas;
* Pacote Office - intermediário;
* Conhecimento avançado em cobrança e recuperação de crédito;
* Experiência com negociação de dívidas e acordos financeiros;
* Dominio de ERPs financeiros (SAP, TOTVS, Oracle, etc.) e ferramentas de BI (Power BI, Tableau);
* Noções de legislação sobre cobrança e direito do consumidor;
* Experiência na área comercial, administrativa e/ou financeira - obrigatório.
Aqui estão algumas das vantagens de trabalhar como especialista em cobrança:
* Auxílio refeição;
* Day Off no seu aniversário;
O ambiente de trabalho é dinâmico e desafiador, mas oferece também muitas oportunidades para crescer e desenvolver suas habilidades.