Detalhe da Oferta:
Ficha de Perfil de Competências
Denominação da Função: Especialista do trabalho social (Educador/a de Rua)
Definição da função:
O/A Educador/a de Rua vai ao encontro pessoas, de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, marginalizadas e estigmatizadas, habitualmente encontrando-se em espaços públicos.
O/A Educador/a identifica e faz contato com as pessoas nos seus contextos naturais de vida; orienta e apoia estes nos seus esforços para melhorar as suas situações; atua como intermediário entre essas pessoas e as estruturas de socialização das comunidades.
Condições de Acesso:
Licenciatura em ciências sociais, humanas, da educação ou da animação sociocultural. Disponibilidade para horário flexível de 35h semanais.
Descrição do conteúdo funcional:
Compreende as tarefas e funções do especialista do trabalho social (educador/a de rua) que consistem, particularmente, em:
- Elaborar diagnósticos de intervenção locais através de metodologias que permitam o conhecimento dos territórios e das comunidades, com uso de metodologias participativas e inclusivas;
- Desenvolver ações de promoção, divulgação e disseminação do projeto, das suas atividades e dos seus resultados;
- Entrar em contacto com pessoas, famílias ou grupos para avaliar situações e problemas e determinar os serviços necessários;
- Analisar as situações e co-criar com os/as participantes a solução dos problemas;
- Proporcionar aconselhamento, apoio psicossocial, coaching, serviços de mediação e sessões de grupo para que o indivíduo desenvolva competências para resolver e lidar com os seus problemas sociais e pessoais;
- Desenvolver e promover ações de animação socio-cultural, artísticas, culturais ou desportivas;
- Actuar como advogado na solução dos problemas que afectam grupos de pessoas
nas comunidades;
-Desenvolver programas de prevenção e intervenção ajustados às necessidades e potencialidades das Comunidades;
- Estabelecer contactos com funcionários de serviços e instituições que trabalham nas áreas da educação, formação, saúde, social, cultura, entre outros;
- Desenvolver ações de cooperação intersectorial entre entidades públicas e privadas;
- Monitorização e avaliação das atividades e elaboração de relatórios e planos de atividade.
Competências necessárias para a função:
- Conhecer os fundamentos da cartografia dos territórios de intervenção;
- Conhecer e saber aplicar técnicas de observação;
- Conhecer técnicas de documentação e tomada de notas;
- Capacidade para identificar, perceber e intervir com as populações-alvo;
- Conhecer e saber aplicar diferentes técnicas de comunicação e métodos de escuta ativa;
- Capacidade de criar relações empáticas e de confiança;
- Conhecer os fatores que influenciam as dinâmicas de grupo e saber identificar as funções dos diferentes membros de um grupo;
- Conhecer a abordagem centrada na pessoa e os modelos de gestão de caso;
- Conhecer as técnicas de intervenção individual e em grupo;
- Capacidade de realizar aconselhamento, apoio psicossocial e mediação;
- Conhecer técnicas de animação sociocultural e dinâmicas de grupo;
- Saber intervir com base nas necessidades e potencialidades das pessoas, sabendo respeitar a vontade, tomada de decisão e autodeterminação individual;
- Saber implementar um plano de ação em comum acordo com a pessoa;
- Saber estimular a autonomia da pessoa;
- Capacidade de flexibilidade, adaptabilidade e de identificar preconceitos e estereótipos;
- Conhecer o sistema social e o modelo de funcionamento das diferentes estruturas;
- Conhecimento da rede social e capacidade de trabalho em rede;
- Capacidade de trabalho em equipa multidisciplinar
- Conhecer técnicas de monitorização, avaliação e análise de dados e conclusões;
- Conhecer as regras para elaboração de relatórios.
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