1. No âmbito das suas funções, terá como principais responsabilidades:
2. Desenhar e implementar uma estratégia comercial a curto e longo prazo para o CoLABOR;
3. Desenvolver a prospeção de novas atividades comerciais, nomeadamente produtos, projetos e parcerias, identificando oportunidades emergentes para o CoLABOR nos seus domínios de atuação;
4. Articular com entidades do setor privado, em particular com empresas, no sentido de mobilizar conhecimento científico gerado no CoLABOR para o desenho e comercialização de produtos e serviços junto destas entidades;
5. Identificação de parcerias estratégicas e outras interações institucionais estratégicas com entidades nacionais e internacionais;
6. Analisar, sistematizar e disseminar internamente dados e tendências de mercado na definição de produtos e serviços comerciais;
7. Contribuir para a criação de parcerias com entidades relevantes (privadas e públicas) no setor de atividade do CoLABOR, maximizando o impacto dos projetos da Associação e abrindo novas oportunidades de financiamento e comercialização;
8. Colaborar com parceiros científicos e tecnológicos, tanto nacionais como internacionais, assegurando a troca de conhecimento e promovendo a inovação;
9. Desenhar e implementar instrumentos de apoio à atividade comercial, nomeadamente descrições técnicas, estudos de viabilidade e planos de negócio;
10. Monitorizar resultados referentes à execução do CoLABOR na vertente comercial;
11. Partindo da articulação com a equipa de investigação, traduzir resultados de investigação em produtos comerciais;
12. Contribuir para a comunicação institucional, organizando e participando em eventos, e colaborando na definição de estratégias de marketing;
13. Papel ativo na definição, desenvolvimento e implementação da Estratégia Comercial e do Plano Anual de Vendas;
14. Apoio na elaboração de propostas comerciais;
15. Capacitar as equipas, contribuindo para o Plano de Formação Interna;
16. Contribuir para a elaboração de documentação de gestão e reporte interno, nomeadamente Plano e Relatórios de Atividades e Contas.
17. Requisitos de Admissão
Os(as) candidatos(as) devem possuir Licenciatura nas áreas de Gestão, Marketing, ou áreas afins, ou grau académico superior.
1. Experiência e competências requeridas:
2. Experiência profissional de, pelo menos, três anos em gestão de desenvolvimento de atividade comercial, inovação e de relações comerciais com empresas, entidades públicas e/ou entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN);
3. Conhecimento das necessidades de mercado nas áreas de atuação do CoLABOR, nos setores público e privado;
4. Análise e controlo de indicadores de gestão de desenvolvimento de atividade comercial, bem como de prospeção de mercado;
5. Capacidade de desenvolver trabalho de forma autónoma e orientada para as soluções;
6. Conhecimento de técnicas comerciais e de desenvolvimento de produtos;
7. Experiência com softwares CRM (customer relationship management);
8. Domínio escrito e oral da língua portuguesa;
9. Bom domínio da língua inglesa (nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência);
10. Conhecimentos de Office na ótica do utilizador.