Descrição da Vaga:
O técnico de segurança e saúde é responsável por garantir a segurança dos funcionários na empresa. Ele será encarregado de gerenciar toda a documentação legal e administrativa, elaborar, revisar e atualizar continuamente a Avaliação de Riscos, desenvolver Instruções e Procedimentos Técnicos de Segurança no Trabalho e outras atividades.
* Gestão e manutenção de toda a documentação legal e administrativa
* Elaboração, revisão e atualização contínua da Avaliação de Riscos.
* Desenvolvimento de Instruções e Procedimentos Técnicos de Segurança no Trabalho.
* Coordenação de investigações de acidentes e elaboração dos respetivos relatórios.
* Acompanhamento de inspeções de entidades oficiais e resposta a notificações.
* Análise estatística da sinistralidade e implementação de ações de melhoria.
* Coordenação de estudos e monitorizações de agentes físicos, químicos, biológicos e fatores psicossociais.
* Acompanhamento de auditorias internas e externas.
* Garantia da implementação das Medidas de Autoproteção (MAP).
* Elaboração de conteúdos formativos em SST.
* Gestão e manutenção do Sistema de Gestão de SST (ISO 45001)
Perfil Requerido:
Habilitações Académicas:
* CAP de técnico superior de segurança no trabalho (válido pela ACT) (Eliminatório).
* Habilitações académicas de nível superior, preferencialmente em Engenharia.
Conhecimentos Técnicos Especializados:
* Domínio dos requisitos legais aplicáveis em SST.
* Experiência comprovada na implementação e gestão de Sistemas de Gestão (ISO 9001, 14001, 45001).
Competências Comportamentais (Soft Skills):
* Elevado sentido de responsabilidade e rigor.
* Elevada capacidade de organização e planeamento.
* Boa capacidade de comunicação.