Estamos a recrutar para a função de Data Analyst, integrando a Área de Melhoria Contínua e Estratégia.
Esta função tem como principal missão:
1. Apoiar o Grupo, em particular através de iniciativas estratégicas, fornecendo
insights
que permitam tomar decisões baseadas em dados de qualidade progressivamente melhor.
2. Trazer luz sobre a performance das várias áreas do negócio e identificar oportunidades de melhoria.
3. Identificar tendências, oportunidades e riscos que permitam ao Grupo um posicionamento de antecipação e liderança na oferta de produtos e de soluções adotadas.
4. Apoiar diferentes departamentos do Grupo em iniciativas que beneficiem de análises de dados.
Terá como principais tarefas:
Business Analysis:
* Extrair, analisar e reportar dados.
* Análises de diagnóstico, predição (modelação, antecipação de riscos), e prescrição (identificar oportunidades, melhor caminho a seguir).
* Simulação/demonstração de cenários alternativos.
* Monitorização e reporte da evolução de KPIs e dados-chave de operações Sugal (Agro, IND, COM, etc.) – monitorizar impacto de iniciativas, eficiências, rentabilidades, identificar oportunidades de melhoria, etc.)
* Desenvolvimento de inteligência sobre concorrência que permita uma posição de vantagem competitiva (preço, oferta de produtos, soluções, etc.)
* Mapear / criar
scoring framework
para identificar e analisar de forma preliminar possíveis oportunidades para M&A e parcerias (análise de país, análise de empresas, etc.)
* Mapeamento de iniciativas da concorrência
* Modelação de custos de produção, por produtos, para facilmente se poder realizar análises sobre os mesmos e agilizar possível introdução de novos produtos
* Desenvolver business cases para avaliar a viabilidade e o impacto potencial de iniciativas estratégicas
Market Intel (apoio área comercial):
* Scraping de bases de dados de consumo existentes (Nielsen, entre outras)
* Criação de bases de dados internas + reports/dashboards de visualização de dados
Identificação/antecipação de tendências de consumo e oportunidades de negócio associadas
* Categorias
* Geografias
* Ingredientes
* Posicionamentos
Customer monitoring/expansion:
* Contacto sideline com clientes (atuais, antigos e possíveis futuros), de forma paralela e rotineira (identificar e monitorizar satisfação, o que estão a valorizar, tendências que estão a seguir, possíveis novos produtos, melhorias, etc.)
* Participar no ciclo anual de revisão da estratégia, preparando (em colaboração com o Controlo de Gestão) "fact packs" de suporte aos workshops de revisão.