Ser o responsável por maximizar o valor do produto desenvolvido pela squad, atuando em equipe multidisciplinar e ponto de conexão entre o time de engenharia, stakeholders internos e clientes. Garantir o foco, alinhamento e entrega contínua de valor.
Responsabilidades e atribuições
Gestão de Produto e Backlog
* Gerenciar e priorizar o Product Backlog da squad com base em dados, impacto e alinhamento com a estratégia definida pelo Product Manager.
* Refinar histórias com o time, garantindo clareza nos requisitos, critérios de aceite e definição de pronto.
* Compreender profundamente o mercado, os usuários e os objetivos do negócio.
* Validar hipóteses e funcionalidades com usuários reais, coletando feedbacks frequentes.
* Traduzir necessidades do cliente e do negócio em soluções viáveis e úteis.
Facilitador da Squad
* Criar sinergias e garantir a eficiência na coordenação e colaboração com outras squads.
* Conduzir cerimônias ágeis como Daily, Planning, Review e Retrospectiva, promovendo melhoria contínua.
* Identificar e remover impedimentos que atrapalham a entrega da squad.
* Medir a performance da equipa e o seu contributo para o valor do produto e o sucesso da organização.
* Participar e colaborar na monitorização de métricas de sucesso do processo de produto e a implementação de melhorias identificadas.
* Orientar e apoiar os Business Analysts da sua squad, promovendo o seu conhecimento no produto, a sua performance e crescimento na carreira.
Entregas consistentes e de qualidade
* Garantir a qualidade das entregas efetuando reviews aos desenvolvimentos efetuados, da perspectiva de negócio.
* Conduzir o rollout das soluções entregues envolvendo de forma eficaz e produtiva os departamentos necessários.
* Analisar as prioridades dos erros em produtivo que refletem no âmbito da sua squad e incluir as suas correções nos planeamentos, monitorizando a qualidade do produto dentro da área de atuação da sua squad.
Alinhamento com Stakeholders
* Manter alinhamento contínuo com o Product Manager, áreas de negócio, suporte, comercial e parceiros estratégicos.
* Comunicar regularmente status de entregas, roadmap e resultados.
* Estimular a participação de stakeholders em processos de discovery e validação de soluções.
* Representar a squad perante stakeholders e áreas externas, mantendo uma comunicação clara e constante sobre progresso, decisões e aprendizados.
Conhecimento e métricas de mercado
* Levantamento e monitorização de métricas de sucesso das evoluções do produto
* Interpretar números estratégicos e métricas da empresa, como receita, LTV.
* Seguir a visão para seu Produto, coletando dados e centralizando as informações mais relevantes para tomada de decisão.
Requisitos e qualificações
* Formação académica em Administração, Engenharia, Marketing e/ou Negócio.
* Desejável 2 a 4 anos de experiência com produtos digitais ou tecnologia.
* Experiência prévia como PO ou Analista de Negócios em produto digital.
* Conhecimento sólido de práticas ágeis (Scrum, Kanban).
* Experiência em escrita de user stories, critérios de aceite e priorização de backlog.
* Entendimento do negócio de hospitalidade é um diferencial.
* Familiaridade com ferramentas como AHA, DevOps, Jira, Confluence, Miro, Notion, etc.
* Noções de análise de dados (ex.: GA4, dashboards, KPIs).