1. Descrição da FunçãoA/O Production Planner reporta ao Supply Chain Manager e gere o planeamento e o cronograma do processo de produção para garantir que a empresa cumpra os prazos operacionais alinhados com os seus objetivos de longo prazo da. As responsabilidades incluem gerir a disponibilidade de materiais e máquinas, programar a produção e monitorar e atualizar o cronograma de produção, além de comunicar proativamente ao Supply Chain Manager qualquer risco potencial no fornecimento.2. Principais Responsabilidades- Conformidade com as normas de segurança: Cumprir todos os protocolos e diretrizes de segurança para garantir um ambiente de trabalho seguro. Reportar imediatamente quaisquer preocupações ou incidentes de segurança.- Colaboração: Colaborar com diferentes colegas, equipas e/ou partes interessadas para garantir que as metas da empresa sejam alcançadas.- Planeamento: Planear, programar e coordenar com todos os departamentos internos relevantes para garantir a execução dos planos de produção diários e atividades de suporte, assegurando que os planos estejam em vigor com antecedência suficiente para atingir as metas de negócios.- Análise: Avaliar e analisar matérias-primas e equipamentos para garantir que o cronograma planeado possa ser cumprido. Partilhar estatísticas para identificar possíveis melhorias nos resultados e na eficiência.- Relatórios : Elaborar e entregar relatórios sobre o status da produção, disponibilidade operacional e maneiras de melhorar o desempenho operacional. Acompanhar os prazos operacionais.- Monitorização: Monitorar e ajustar os cronogramas para atender a imprevistos. Lidar com interrupções operacionais e problemas de produtividade, caso ocorram.- Procurement: Fornecer informações à equipa de Procurement e Logística / Armazém para garantir a disponibilidade de matérias-primas para atender ao plano de produção.- Documentação: Manter registos precisos e detalhados das atividades de planeamento, incluindo todos os desvios ou problemas encontrados.- Gestão de Inventário: Auxiliar na gestão de stock e materiais operacionais conforme necessário.- Compliance: Auxiliar a equipa de produção a garantir o cumprimento do cronograma planejado.- Comunicação: Servir como principal fonte de informações para planeamento e programação.- Ad Hoc: Executar tarefas adicionais solicitadas pelo Manager / Equipa de Gestão.As responsabilidades descritas acima não pretendem ser uma lista exaustiva de todas as tarefas desta função e, por esse motivo, a pessoa deverá desempenhar outras tarefas adequadas à função.3. Qualificações/Requisitos- Licenciatura em Engenharia, Gestão de Empresas, Gestão de Operações ou outra área relacionada- 3 a 5 anos de experiência em ambiente de indústria transformadora- Sólidos conhecimentos de planeamento de produção e princípios de controlo de qualidade- Capacidade de trabalhar sob prazos apertados e abordagem proativa ao planeamento4. Competências- Fluência em português e inglês- Excelente capacidade de comunicação oral e escrita para garantir um alinhamento claro- Excelente capacidade de resolução de problemas- Proatividade, atitude positiva e iniciativa- Espírito de equipa, de inovação e vontade de aprender- Excelente capacidade de organização e de planeamento- Capacidade de trabalhar sob pressão e de cumprimento de prazos- Domínio do MS Office e de sistemas de gestão empresarial (ERP), idealmente SAP