Distrito: Viseu Concelho: Lamego Horário: Completo Descrição: Chefe de sala (m/f) Responsabilidades: Rececionar e acolher os clientes, apresentando-lhes as instalações e disponibilizando todas as informações necessárias de forma cortês e profissional.
Coordenar a equipa de empregados de mesa, organizando escalas de serviço e distribuindo as tarefas de acordo com as necessidades operacionais.
Garantir a qualidade irrepreensível do serviço, contribuindo para proporcionar aos hóspedes uma experiência distinta e de elevado nível.
Fomentar a comunicação entre a cozinha e o salão, assegurando a articulação eficaz entre as equipas e a fluidez do serviço.
Supervisionar as condições de higiene, apresentação do espaço e imagem da equipa.
Gerir e resolver eventuais conflitos ou reclamações de clientes; Controlar as reservas, elaborar relatórios operacionais e contribuir para a melhoria contínua dos padrões de serviço.
Requisitos: Experiência necessária: 2 anos em função similar Habilitações mínimas: Sem habilitações mínimas necessárias.
Habilitações preferenciais: 12o ano de escolaridade Formação específica: Sem formação específica necessária Conhecimentos de informática: Básico Competências comportamentais: - Espírito de liderança, apoiando o Chefe de Sala na coordenação e motivação da equipa.
- Orientação para o cliente (atendimento personalizado, atento e de elevada qualidade); - Comunicação eficaz; - Capacidade de organização e planeamento; - Proatividade e sentido de responsabilidade; - Gestão de conflitos e diplomacia; - Flexibilidade e capacidade de adaptação e gosto pelo trabalho em equipa; - Atenção ao detalhe e rigor profissional, assegurando a consistência e a qualidade da experiência do cliente.
Competências técnicas: - Conhecimento aprofundado de técnicas de serviço de mesa, incluindo serviço de empratamento.
- Capacidade de apoio na gestão operacional da sala; - Conhecimento de produtos e técnicas de harmonização gastronómica; - Gestão de reservas e planeamento de ocupação (como POS, software de gestão de reservas e ferramentas de controlo de stocks) - Aplicação das normas de higiene e segurança alimentar (HACCP), assegurando o cumprimento dos requisitos legais e internos.
- Suporte à comunicação entre a cozinha e a sala, assegurando a fluidez e a coordenação eficaz durante o serviço.
- Gestão de reclamações e satisfação do cliente, com foco na resolução rápida e profissional de situações imprevistas.