Description and Requirements
#LI-EN1
Descrição breve da área:
O segmento de Administrações Públicas insere-se no Negócio Market B2B da Endesa em Portugal.
É uma unidade de vendas que nasceu em 9 e que atualmente comercializa maioritariamente energia elétrica e vende serviços de valor acrescentado, tem vindo a crescer desde então em número de clientes, em volume de consumo e em pontos de fornecimento. Sendo atualmente a maior referência neste segmento de mercado, o crescimento desta unidade de vendas tem-se verificado essencialmente por 2 motivos:
1) consolidação e especialização da carteira no mercado das entidades públicas; 2) crescimento no mercado dos municípios.
Em linha com esta estratégia, esta unidade tem conseguido perseguir a intenção de diversificação de carteira e consequentemente de dispersão do risco associado aos grandes clientes, acrescentando valor ao negócio pela majoração da rentabilidade. Esta unidade de vendas persegue ainda a oportunidade de entrada no mercado da comercialização de Gás Natural, aproveitando o seu forte posicionamento enquanto comercializadora de Energia Elétrica, bem como uma aposta diferenciada e estratégica na venda de serviços de valor acrescentado.
Responsabilidades da Função:
Planificar, dirigir e gerir todos os procedimentos de contratação pública através das plataformas online para os processos de comercialização de eletricidade, gás natural e produtos/serviços de valor acrescentado a todos os clientes (carteira de clientes e clientes potenciais) dentro do seu âmbito; participar no desenho da estratégia comercial e em propostas de valor dos clientes, dentro do seu âmbito;
Gerir o processo de emissão de propostas, contratação, ativação de contrato, faturação, gestão de cobranças, seguimento da divida, atenção ao cliente e reclamações;
Gerir e acompanhar o processo de avaliação de risco dos clientes;
Analisar e supervisionar os resultados comerciais obtidos;
Realizar todo reporting e seguimento específico dos clientes;
Realizar um seguimento estreito das linhas de atuação da concorrência e passar o feedback para a organização;
Realizar planos de ação anual de forma a atingir os objetivos propostos pela direção;
Realizar planos de atuação específicos para os clientes da sua carteira de clientes;
Promover a fidelização e assessoria a clientes alocados à carteira ativa, bem como propostas de soluções para as necessidades detetadas;
Conhecimento e acompanhamento de toda a carteira alocada, incluindo clientes prospect.
Habilitações Académicas:
1. Engenharia, Gestão, Economia;
2. Contratação pública (Valorizado).
Competências adicionais
3. Vendas e com conhecimentos em venda técnica a clientes de instalações industriais;
4. Conhecimento de mercados energéticos;
5. Capacidade de negociação;
6. Capacidade de planeamento;
7. Problem Solving;
8. Orientação ao cliente;
9. Orientação para resultados;
10. Inteligência emocional e espírito de equipa;
11. MS Office basics (Word, Excel, Powepoint);
12. Conhecimentos de Inglês e Espanhol.