Estamos a contratar: Investment Operations Technician (várias posições)
Lisboa (parque das nações) | Modelo híbrido
Início: a definir
Full-time
Sobre a Optimissa
A Optimissa é uma consultora especializada em mercados de capitais com presença internacional e uma forte componente tecnológica. Atuamos na ligação entre o setor financeiro e a inovação, desenvolvendo soluções à medida dos nossos clientes, que vão desde a reengenharia de processos, outsourcing de atividades operacionais, até ao desenvolvimento e implementação de aplicações financeiras.
Estamos a reforçar o nosso departamento de operações de investimento com vagas em diferentes equipas:
Settlement
Fundos
Corporate Actions
Oportunidade
Procuramos profissionais motivados e responsáveis, com espírito crítico e vontade de crescer num ambiente dinâmico e exigente. Se tens gosto pela área operacional e procuras um desafio sólido no setor financeiro, queremos conhecer-te
Principais funções por equipa
Settlement
* Liquidação de operações de compra e venda de títulos (nacionais e internacionais)
* Envio de ordens para custodiantes e acompanhamento da liquidação
* Gestão de contas cash e reconciliações com custodiantes
* Transferência de títulos (IN/OUT) e parametrização de ativos financeiros
* Análise de reconciliações e resolução de discrepâncias
Fundos
* Gestão de liquidações de fundos internacionais e ordens de fundos nacionais
* Transferências IN/OUT e abertura/atualização de fundos no sistema
* Garantir o aprovisionamento e reconciliação das contas cash
* Processamento de subscrições/resgates e reconciliação com custodiantes ou sociedades gestoras
* Envio de reportes regulatórios e execução de tarefas paralelas definidas pelo cliente
Corporate Actions
* Processamento de eventos corporativos dos vários instrumentos financeiros.
* Parametrização dos eventos e comunicação com clientes e gestores
* Pagamento de rendimentos e controlo de contas Nostro
* Atualização de documentação de apoio, cotações e trailer fees
* Coordenação com outras equipas internas para garantir fluidez operacional
Responsabilidades transversais (todas as equipas)
* Cumprimento de procedimentos operacionais e objetivos mínimos
* Comunicação e escalada de dúvidas, riscos ou incidentes à liderança
* Proposta contínua de melhorias nos processos e mitigação de riscos
* Apoio na integração e formação de novos elementos
* Preenchimento e atualização de templates de controlo
* Participação ativa nos reportes e pedidos do cliente e da gestão
* Prevenção de backlog e manutenção de uma operativa fluída e controlada
O que valorizamos
* Licenciatura em Finanças, Gestão, Economia (preferencial)
* Atenção ao detalhe e capacidade analítica
* Proatividade e espírito crítico
* Boa capacidade de comunicação e organização
* Gosto por trabalho em equipa e foco na melhoria contínua
O que oferecemos
* Integração em projetos relevantes no setor financeiro
* Formação contínua e plano de crescimento interno
* Equipa colaborativa com cultura de entreajuda
* Flexibilidade e modelo híbrido de trabalho
* Ambiente desafiante com impacto real nos clientes