Anunciada dia A 16 h atrás
Missão do cargo
A Floene é o maior operador de redes de distribuição de gás em Portugal. Presente em 106 concelhos de norte a sul do país, com 9 operadores regionais, garantimos um abastecimento seguro e de qualidade, colocando sempre no centro da nossa atividade a segurança e o cliente.
Objetivo e atividades do estágio:
Integrado no departamento de Centralidade no Cliente da Floene, este estágio oferece a oportunidade de participar num programa de transformação organizacional focado na melhoria da experiência do cliente, simplificação de processos e utilização de dados para suporte à decisão.
A pessoa terá contacto direto com metodologias de Customer Experience (CX), Business Analytics, Lean Thinking, Design Thinking e Inteligência Artificial aplicada à melhoria de processos, trabalhando em projetos com impacto real na operação e na estratégia da empresa.
As principais atividades do estágio serão:
- Analisar jornadas de cliente e identificar oportunidades de melhoria através de dados operacionais e de experiência do cliente;
- Construir análises e dashboards de acompanhamento de indicadores de satisfação, eficiência e qualidade de serviço;
- Identificar padrões, causas raiz e oportunidades de simplificação, digitalização e automação de processos;
- Apoiar a definição de métricas e KPIs para monitorização da experiência do cliente;
- Participar em iniciativas de utilização de Inteligência Artificial aplicada à melhoria da comunicação e dos processos de relacionamento com clientes;
- Análise de dados e elaboração de reporting de Qualidade de Serviço, acompanhando indicadores regulamentares e operacionais, identificando tendências, desvios e oportunidades de melhoria na experiência do cliente.
- Aplicar metodologias Lean Thinking, Design Thinking e Process Mining para redesenho de processos;
- Colaborar com equipas multidisciplinares (Operação, Comercial, Digital, Comunicação e Qualidade);
- Desenvolver business cases e recomendações suportadas por análise quantitativa e qualitativa.
Perfil procurado:
- Estudante de Mestrado em Business Analytics, Gestão da Tecnologia e da Cadeia de Abastecimento, Engenharia e Gestão Industrial, Gestão ou áreas similares;
- Interesse por Customer Experience, Analytics, Transformação Digital e Melhoria Contínua;
- Capacidade analítica, pensamento crítico e orientação para resolução de problemas;
- Conhecimento de Excel/Power BI;
- Conhecimentos de análise de dados, visualização de informação ou estatística aplicada serão valorizados;
- Familiaridade com ferramentas de modelação de processos, melhoria contínua ou gestão de projetos será valorizada;
- Curiosidade por Inteligência Artificial e automação de processos.
O que vais ganhar com este estágio:
- Participação em projetos estratégicos com impacto direto na experiência dos clientes da Floene;
- Experiência prática em análise de dados, customer analytics e melhoria contínua;
- Contacto com metodologias de transformação organizacional e inovação;
- Exposição a equipas multidisciplinares e stakeholders de diferentes áreas de negócio;
- Desenvolvimento de competências em Business Analytics, Customer Experience, Lean Thinking e Inteligência Artificial aplicada ao negócio;
- Oportunidade de apresentar resultados diretamente à equipa de gestão.
Dados complementares:
- O estágio prevê uma duração mínima de 5 meses, idealmente a tempo inteiro, mas com possibilidade de flexibilidade de horário. Deverá iniciar em setembro de 2026.
- Localizações pretendidas: Lisboa, Cartaxo ou Aveiro
Candidatura:
Caso consideres ter o perfil que procuramos, submete a tua candidatura com CV e junta-te a nós para construir o futuro da energia em Portugal.