O Ferraz Lynce – Especialidades Farmacêuticas, S.A., é uma referência no setor farmacêutico em Portugal. Desde a sua fundação em 1924, tem assumido um compromisso contínuo com a qualidade, a inovação e a confiança, dedicando-se a promover a saúde e o bem-estar das pessoas.
A integração num grupo empresarial com 100 anos de história na indústria farmacêutica reforça a sua identidade e consolida a sua presença no mercado.
No âmbito da sua estratégia de crescimento, o Ferraz Lynce pretende reforçar a sua equipa e encontra-se a recrutar um(a)
Medical & Scientific Affairs Lead
, para Lisboa (Barcarena),
com o seguinte perfil:
Objetivo geral da função:
Atuar como elo entre a ciência, o negócio e o mercado, garantindo a integridade científica, o relacionamento com os líderes de opinião (KOLs) e o alinhamento estratégico das atividades médicas com os objetivos da empresa. O
Medical & Scientific Affairs Lead
é o recurso que assegura e prepara a implementação da estratégia médica para todo o portfólio de produtos atuais e futuros do Ferraz Lynce, reportando diretamente ao Diretor Geral.
Principais tarefas e responsabilidades:
Estratégia e Visão Médica
* Participar ativamente em conjunto com o Marketing e Vendas na definição e elaboração do Plano de Marketing Anual.
* Garantir que os planos médicos estratégicos estão alinhados com o ciclo de vida dos produtos em portfólio (pré e pós lançamento), bem como, com a estratégia global da marca.
* Contribuir proactivamente para estabelecer a estratégia de cada produto, com insights clínicos relevantes, com o objetivo de alcançar um elevado nível de sucesso comercial.
* Garantir a implementação da estratégia acordada, executando os planos definidos.
* Participar ativamente no processo de "
Business Development
", garantindo uma avaliação do potencial interesse de novos medicamentos, suplementos alimentares, dispositivos médicos e/ou novas gamas de produtos ou novas indicações.
Suporte às atividades Internas
Marketing
* Garantir o suporte clínico e científico nas relações interfuncionais entre Marketing, Vendas, Acesso ao Mercado, Estudos Clínicos, Assuntos Regulamentares e Jurídico/Compliance.
* Criar, desenvolver e manter atualizado um "Centro de Documentação Científica" de suporte a todas as atividades promocionais das marcas Ferraz Lynce", permitindo também fornecer respostas adequadas aos pedidos de informação médica provenientes de profissionais de saúde.
* Desenvolver e manter conhecimento atualizado das áreas terapêuticas, através da revisão da literatura, discussões com KOLs e
stakeholders
chave, participação em interações interfuncionais, congressos científicos, entre outros.
* Apoiar o desenvolvimento de materiais promocionais e assegurar a sua revisão científica de acordo com o fluxo de aprovação da empresa.
* Planear e estruturar a realização de
advisory boards
necessários para uma melhor compreensão das necessidades médicas não preenchidas ou de qualquer outro atributo necessário ao desenvolvimento estratégico das marcas.
Formação Médica
* Fornecer formação científica inicial e contínua aos colaboradores do Ferraz Lynce, em particular àqueles com funções de contacto com o cliente (ex.: equipa de vendas, equipa de marketing, equipa interna de suporte da atividade, entre outros).
* Garantir materiais de formação atualizados para todos os produtos do Ferraz Lynce, (ex.: manuais de produto, Kits de apresentações para speakers, conteúdos formativos, entre outros).
Informação Médica
* Fornecer respostas adequadas em tempo útil a todos os pedidos de informação científica provenientes de profissionais de saúde.
Gestão de KOLs &
Stakeholders
* Garantir registo e mapeamento do perfil dos principais líderes de opinião e outros stakeholders relevantes (p.e.: Key Opinion Leader, Sociedades Médicas, Associações de Doentes, entre outros).
* Desenvolver e orientar a estratégia de gestão dos stakeholders relevantes, em conjunto com o marketing e as vendas.
* Desenvolver um plano de envolvimento individual para cada um desses alvos, garantindo contactos regulares ao painel definido.
Compliance Médico
* Garantir que todas as atividades científicas e promocionais estão em conformidade com as normas éticas e regulamentares.
* Garantir que qualquer material promocional e educacional, bem como, comunicados de imprensa, publicações digitais ou impressas distribuídos pelo Ferraz Lynce ou em seu nome, serão aprovados em conformidade com as normas éticas e regulamentares.
Orçamento
* Elaborar e gerir o orçamento das atividades e funções médicas.
Suporte às Atividades Externas
* Visitar com regularidade os principais líderes de opinião e investigadores para discussões científicas e recolha de insights de mercado e de prática clínica.
* Identificar, desenvolver e implementar estudos de iniciativa do investigador.
* Identificar e mapear potenciais palestrantes em eventos futuros a organizar pelo Ferraz Lynce.
* Assegurar a interação com as principais sociedades científicas, associações de doentes mais relevantes nas áreas terapêuticas de intervenção da empresa.
* Liderar e realizar os advisory boards planeados.
* Desenvolver e implementar programas de educação médica (sessões clínicas, especialmente em unidades de saúde locais e em serviços hospitalares, simpósios e congressos).
* Participar em Congressos, Simpósios e Eventos científicos.
Requisitos necessários ao desempenho da função:
* Mestrado Integrado em Medicina ou Ciências Farmacêuticas.
* Licenciatura em Bioquímica, Biologia ou outra área das Ciências da Saúde.
* Experiência prévia como
Medical Affairs
,
Medical Adviser
ou
Medical Science Liaison
.
* Conhecimentos sólidos em ciências da saúde, área regulamentar e estratégia de marketing.
Requisitos Preferenciais:
* Comunicação científica clara e eficaz.
* Capacidade de traduzir ciência em estratégia.
* Facilidade de construir relações empáticas com
stakeholders
internos e externos.
* Compatibilizar visão de negócio, ética e compliance.
* Gestão de projetos científicos e educacionais.
Benefícios:
* Oferecemos salário compatível à experiência demonstrada.
* Seguro de Saúde.
* Integração numa estrutura sólida e em crescimento, com possibilidade real de progressão e de integração nos quadros do grupo.