.Consultor de Marketing – Gestão de produto e campanhas, LisboaNome da posição: Consultor de Marketing Gestão de produto e campanhasQuer fazer parte da Endesa?O que é feito na área?Entre outras ações, na área desenvolvem-se:Definição, desenho, desenvolvimento, implementação e seguimento dos diferentes planos definidos nos distintos âmbitos.Seguimento e análises da concorrência, do mercado e do cliente.Definição e desenvolvimento da proposta de valor.
Desenho e desenvolvimento de produtos.Definição e lançamento de campanhas comerciais no mercado e na carteira de clientes.
Estratégias de fidelização e retenção de clientes.Segmentação de clientes.
Modelo de valor do cliente.Coordenação, suporte e alinhamento com Vendas e outras áreas da empresa.E quais serão as suas funções?Procuramos uma pessoa com uma experiência mínima de 3 anos em gestão de produto e realização de campanhas, preferivelmente no sector energético (eletricidade e gás), telecomunicações ou seguros.Reportando ao Responsável de Marketing e ao Responsável de área, as suas principais funções serão o desenvolvimento de projetos e ações na área de marketing B2C em Portugal para apoiar os canais de venda e conseguir uma maior captação de clientes, nomeadamente:Novos produtos e tarifas:Elaboração do Plano de Produto Anual.Análise da concorrência, monitorização de ofertas e necessidades do mercado.Avaliação de propostas de valor de mercado.Análise e conhecimento em estratégias de pricing.Análise do ciclo de vida do produto.Proposta, desenho e elaboração de produtos.Análise de clientes e segmentação.Reporting com desenvolvimento de dashboards e seguimento de KPIs.Desenvolvimento da documentação necessária: Condições contratuais, argumentação de vendas, apoio aos canais de atenção e venda, apresentações à direção.Desenvolvimento de novos produtos.
Elaboração de roadmaps, documentação e coordenação de todos os stakeholders.
Tests A-B.Desenvolvimento de alianças.
Benchmark e negociação e proposta de valor com as diferentes entidades.Coordenação com outras áreas da empresa: DyPs, vendas, canais.Comunicação e campanhas:Elaboração do Plano de Campanhas Anual.Análise da concorrência, monitorização de campanhas e necessidades de mercado.Desenho, elaboração e desenvolvimento de campanhas comerciais tanto em suportes ATL como BTL para captação.Campanhas a clientes em carteira através de marketing cloud.Realização de briefings para o desenvolvimento das campanhas, avaliação, análise e revisão de propostas e conteúdos.Coordenação com outras áreas da empresa (publicidade, meios, imprensa).Realização de apresentações ad hoc em português, espanhol e inglês.Elaboração de Notas de Imprensa.Colaboração em estudos de mercado em conjunto com Marca.Análise e proposta de parcerias e/ou patrocínios.Desenvolvimento de patrocínios.Contaremos mais detalhes durante a entrevista