Principais responsabilidades:
A reportar à direção de recursos humanos, este(a) profissional terá como principais responsabilidades.
- na área da Segurança:
* Assegurar a gestão e o cumprimento dos indicadores e dos objetivos da área;
* Dar seguimento ao projeto “Comportamentos Seguros”
* manter os sistemas de identificação de situações de risco, quase acidentes, comportamentos inseguros e auditorias de comportamento;
* assegurar campanhas de sensibilização com vista à implementação de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho;
* implementar estratégias para mudança comportamental, com o objetivo de se atingir uma efetiva cultura de segurança integrada;
* elaborar de instruções de segurança (organizacionais, máquinas/equipamentos/ferramentas e produtos químicos);
* assegurar a implementação efetiva das medidas de auto-proteção;
* acompanhar as manutenções legalmente exigíveis aos meios de emergência internos;
* assegurar o apoio e a execução de simulacros e elaboração dos respetivos relatórios;
* assegurar as condições de higiene ocupacional nos locais de trabalho (ruído ocupacional, vibrações, ambiente térmico; luminância, produtos químicos e radão);
* dar suporte à realização das necessidades formativas em matéria de segurança;
* dar suporte técnico aos serviços de medicina do trabalho;
* implementar toda a legislação aplicável em vigor na área de higiene e segurança no trabalho.
Na área do ambiente:
* assegurar o cumprimento dos requisitos legais associados a todas as áreas enquadradas na área de ambiente;
* assegurar o cumprimento de todos os processos inerentes a:
-Gestão de resíduos (registo e confirmação de e-gars, submissão de MIRR, solicitação de recolhas de resíduos junto do OGR contratado, formação e gestão de processos internos, gestão do processo da MEWA),
-Emissões gasosas (Monitorização de efluentes gasosos, reporte dos resultados analíticos às entidades competentes),
- Legionella (cumprimento do Plano de Prevenção e Controlo, monitorização de parâmetros internos),
-Agua para consumo humano (cumprimento do plano analítico definido, reporte mensal de consumos à entidade competente),
-Energia (registo de consumos, acompanhamento do Plano de Racionalização de Energia (PREn));
* Dar continuidade ao desenvolvimento de estratégias que permitam adotar procedimentos internos mais sustentáveis;
* Ministrar formações internas na área do ambiente e sustentabilidade;
* Preparar a documentação necessária para a implementação de um Sistema Integrado de Gestão;
* Preparar toda a documentação necessária para a realização do Relatório de Sustentabilidade e Cálculo da Pegada de Carbono;
* Dar suporte à organização e gestão da equipa de limpeza;
* Apoiar as iniciativas de responsabilidade social.
Experiência:
1 ano em funções similares;
Perfil:
Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (Nível 6 ou superior);
Horário 10:00H - 20:00H
Experiência profissional em ambiente industrial;
Experiencia profissional em metalomecânica (preferencial)
Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
Dinamismo e capacidade de iniciativa;
Sentido de responsabilidade;
Capacidade de trabalhar num ambiente exigente e desafiante;
Oferecemos:
- Excelente oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional;
- Integração numa equipa jovem, dinâmica e com espírito de entreajuda;
- Integração numa empresa sólida e em crescimento.
As manifestações de interesse deverão ser enviadas para o email: recrutamento@roq.pt, acompanhadas de CV, indicando em assunto “Especialista em Ambiente e Segurança” até ao dia 15 de maio de 2025.
ROQ is an equal employment opportunity employer. All qualified applicants will receive consideration for employment without regard to race, color, religion, national origin, sex, gender identity, sexual orientation, disability status, protected veteran status or any other characteristic protected by law.