Analista de CréditoCountry: Portugal
Analista de crédito
Estamos a recrutar um Analista de Crédito para integrar a nossa Direção de Risco.
A principal missão será analisar, avaliar e decidir propostas de crédito, assegurando a conformidade com as políticas internas de risco e a regulamentação aplicável. Pretende-se garantir a qualidade das decisões, o cumprimento dos prazos de SLA e a robustez da carteira de crédito
Funções:
1. Avaliar propostas de crédito (crédito, leasing, ALD, renting, etc) para clientes particulares e empresariais;
2. Interpretar demonstrações financeiras, dados comportamentais e scoring de crédito interno/externo;
3. Emitir pareceres técnicos e decisões dentro dos limites de autoridade definidos;
4. Garantir o cumprimento das políticas internas, normas de compliance e regulamentos do Banco de Portugal;
5. Assegurar a qualidade e consistência da informação utilizada nas análises;
6. Assegurar um equilíbrio entre qualidade da decisão e experiência do cliente/parceiro;
7. Participar em iniciativas de otimização de processos, automatização e digitalização da decisão de crédito;
8. Analisar variados pedidos de clientes, nomeadamente de cedência de posição contratual, de substituição de bens afetos aos contratos e em garantia dos mesmos, de renegociação das condições contratuais motivadas por eventuais incapacidades de pagamento do crédito (PARI e PERSI), de alteração da tipologia de combustível das viaturas em garantia, entre outros;
9. Identificar oportunidades de melhoria nas regras de admissão.
Perfil:
10. Licenciatura ou Mestrado preferencialmente em Finanças, Gestão, Economia ou Contabilidade;
11. anos de experiência profissional em análise de crédito no sector bancário (preferencial);
12. Fluência na língua inglesa e/ou espanhola é uma mais-valia;
13. Bons conhecimentos em MS Office;
14. Autonomia e sentido de responsabilidade;
15. Sentido critico com fortes capacidades analíticas e de resolução de problemas;
16. Dinamismo, proatividade e orientado para resultados;
17. Capacidade para trabalhar num ambiente multidisciplinar e colaborativo
18. Comunicação clara empática e eficiente, adaptada aos diferentes stakeholders;
19. Atitude proativa na gestão de riscos inerentes às atividades no seu dia-a-dia.