Analytics Mid-Level Lisboa, Braga, Viana do Castelo Um Analytics Engineer, inserido na equipa de Analytics deverá ter como responsabilidade transformar requisitos de negócio em soluções que impulsionam decisões estratégicas e influenciem a Data Journey dos seus clientes.
Principais responsabilidades Um Analytics Engineer tem como missão principal traduzir os requisitos de negócio em métricas e indicadores relevantes, desenvolvendo e mantendo sistemas de Business Intelligence que proporcionam insights valiosos para decisões estratégicas.
Traduzir regras de negócio em requisitos funcionais e técnicos de forma clara e sistemática; Identificar as métricas e KPI corretos que atendem às necessidades das áreas de negócio; Identificar as fontes de dados relevantes para produzir os cálculos corretos de todas as métricas / KPIs necessários; Desenhar e produzir modelos de dados de data warehousing de acordo com os padrões standard; Projetar e desenvolver processos de ETL com desempenho e escalabilidade, considerando todos os estágios relevantes (staging, cleansing, etc.); Desenvolver relatórios e dashboards com base nos requisitos de negócios; Realizar auditorias que garantam a qualidade dos dados em todas as infraestruturas de Data Warehouse e Reporting bem como da segurança dos mesmos. Stacks: Microsoft, Tableau, Pentaho
Requisitos Formação académica Licenciatura ou Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação, Informática de Gestão ou Engenharia.
Modelagem de dados Experiência, de pelo menos 2 anos, em desenho e implementação de modelos de dados relacionais normalizados e desnormalizados.
Ferramentas de Business Intelligence Proficiência em Tableau, Pentaho e Microsoft Power BI para a criação de relatórios e dashboards interativos.
Processos ETL e SQL Competência no desenvolvimento e manutenção de processos ETL eficientes e escaláveis, garantindo a integridade dos dados, além de experiência avançada em SQL para consultas e análises complexas.
Administração de bases de dados Conhecimentos avançados em gestão de bases de dados, incluindo MS SQL Server, MySQL e PostgreSQL, com foco na otimização do desempenho.
Comunicação e Colaboração Capacidade de comunicação clara e eficaz com equipas multidisciplinares, facilitando a tradução de requisitos de negócio em soluções técnicas.
Pontos extra: Conhecimentos Cloud em Azure; Conhecimentos shell scripting; Conhecimentos de programação Java ou Python; Conhecimentos de ferramentas Eclipse, Maven, Jenkins, GIT, JIRA ou equivalente.