Missão
* Análise da conta corrente e identificação de valores vencidos, procedendo à sua cobrança;
* Análise de pedidos de crédito e apoio à área comercial no processo de gestão do crédito a clientes;
* Monitorização das cobranças de contas vencidas;
* Apoio à Finance and Accounting Direction, para efeitos de obtenção e negociação de linhas de crédito para o negócio.
Descrição da função
Gestão de Clientes, Crédito e Cobranças
* Acompanhamento contínuo da carteira de clientes, assegurando a análise de contas correntes e a identificação de valores vencidos;
* Planeamento, execução e monitorização das cobranças, mantendo registo atualizado das diligências efetuadas no ERP;
* Articulação regular com a área comercial, apoiando a tomada de decisão em matérias de crédito, prazos de pagamento e condições comerciais;
* Análise de pedidos de crédito de clientes, definição e controlo de plafonds de crédito, de acordo com a política interna;
* Avaliação e qualificação de novos clientes em termos de risco de crédito;
* Acompanhamento de processos em pré-contencioso e articulação com entidades externas sempre que necessário.
Faturação e Controlo Administrativo
* Emissão de faturas e documentos retificativos (notas de crédito/débito), garantindo o cumprimento dos requisitos legais e fiscais;
* Validação da correta faturação das encomendas libertadas e acompanhamento das situações pendentes de faturação;
* Análise e conciliação de contas correntes de clientes;
* Organização e manutenção do arquivo digital de faturação, em conformidade com a legislação aplicável;
* Apoio no cumprimento das obrigações fiscais relacionadas com o processo de faturação.
Apoio Financeiro e Relação com Terceiros
* Apoio nas matérias relacionadas com controlo de crédito e gestão de risco;
* Gestão operacional da apólice de seguro de crédito (consulta, atualização de limites e comunicação de situações relevantes);
* Apoio em operações de financiamento como garantias bancárias, cartas de crédito, confirming, factoring.
Perfil
* Licenciatura em Contabilidade, Economia, Gestão ou áreas similares;
* Experiência ou interesse profissional em funções administrativas financeiras, controlo de crédito ou apoio à área comercial;
* Forte orientação para acompanhamento de clientes e resolução de temas operacionais;
* Boa capacidade de comunicação e articulação com áreas internas e externas;
* Sentido de responsabilidade, organização, resiliência e cumprimento de prazos;
* Valorizam-se conhecimentos de Microsoft Navision e de Inglês.