Chefe de sala (m/f) Rececionar e acolher os clientes, apresentando-lhes as instalações e disponibilizando todas as informações necessárias de forma cortês e profissional.Coordenar a equipa de empregados de mesa, organizando escalas de serviço e distribuindo as tarefas de acordo com as necessidades operacionais.Garantir a qualidade irrepreensível do serviço, contribuindo para proporcionar aos hóspedes uma experiência distinta e de elevado nível.Fomentar a comunicação entre a cozinha e o salão, assegurando a articulação eficaz entre as equipas e a fluidez do serviço.Supervisionar as condições de higiene, apresentação do espaço e imagem da equipa.Gerir e resolver eventuais conflitos ou reclamações de clientes;
Controlar as reservas, elaborar relatórios operacionais e contribuir para a melhoria contínua dos padrões de serviço.
Experiência necessária: 2 anos em função similarHabilitações mínimas: Sem habilitações mínimas necessárias.Habilitações preferenciais: 12o ano de escolaridadeFormação específica: Sem formação específica necessáriaConhecimentos de informática: BásicoCompetências comportamentais:- Espírito de liderança, apoiando o Chefe de Sala na coordenação e motivação da equipa.
- Orientação para o cliente (atendimento personalizado, atento e de elevada qualidade);
- Comunicação eficaz;
- Capacidade de organização e planeamento;
- Proatividade e sentidode responsabilidade;
- Gestão de conflitos e diplomacia;
- Flexibilidade e capacidade de adaptação e gosto pelo trabalho em equipa;
- Atenção ao detalhe e rigor profissional, assegurando a consistência e a qualidade da experiência do cliente.Competências técnicas:- Conhecimento aprofundado de técnicas de serviço de mesa, incluindo serviço de empratamento.
- Capacidade de apoio na gestão operacional da sala;
- Conhecimento de produtos e técnicas de harmonização gastronómica;
- Gestão de reservas e planeamento de ocupação (como POS, software de gestão de reservas e ferramentas de controlo de stocks)- Aplicação das normas de higiene e segurança alimentar (HACCP), assegurando o cumprimento dos requisitos legais e internos.
- Suporte à comunicação entre a cozinha e a sala, assegurando a fluidez e a coordenação eficaz durante o serviço.
- Gestão de reclamações e satisfação do cliente, com foco na resolução rápida e profissional de situações imprevistas.