Sobre nós A Shopkit ( é uma solução 100% portuguesa de criação de lojas online que permite a qualquer negócio melhorar a sua presença digital, automatizar os processos de gestão e aumentar as vendas. Com milhares de lojas criadas, somos a plataforma de e-commerce líder em Portugal. Sobre a vaga Procuramos um(a) Especialista em SEO & Web Analytics para reforçar a equipa e garantir que as nossas soluções digitais seguem as melhores práticas de otimização para motores de busca. Esta posição exige um perfil analítico e orientado para resultados, com experiência na configuração de ferramentas de monitorização, análise de tráfego orgânico e implementação de estratégias de SEO técnico. Sobre o candidato Deve ter conhecimento aprofundado das principais ferramentas de SEO e análise digital, sendo capaz de interpretar dados para otimização contínua da performance dos websites, com um foco especial em Programmatic SEO (pSEO), SEO técnico para LLMs (Large Language Models) e estratégias avançadas de SEO. Responsabilidades Implementação e gestão de estratégias de SEO técnico, incluindo otimização da indexação, estrutura do website e performance Configuração e utilização de ferramentas de análise e monitorização, como Google Analytics 4, Search Console, Semrush e Ahrefs Desenvolvimento e implementação de SEO programático (pSEO) para escalar a criação e otimização de conteúdos Otimização de conteúdos para motores de busca baseados em IA (LLMs e SGE) e adaptação a novas tendências de pesquisa Análise e melhoria do perfil de backlinks, garantindo estratégias eficazes de link building e desautorização de links prejudiciais Definição de estratégias de palavras-chave, clusters semânticos e monitorização de posicionamento nos motores de busca Criação de relatórios detalhados sobre tráfego, indexação, conversões e concorrência, transformando dados em insights estratégicos Aplicação de boas práticas de SEO local, schema markup e otimização para rich snippets e featured snippets Automatização e estruturação de SEO escalável, garantindo a eficiência na criação e gestão de landing pages otimizadas Acompanhamento de atualizações de algoritmos e adaptação contínua das estratégias para garantir melhores resultados Requisitos Experiência mínima de 2 anos em SEO técnico, SEO programático e análise de dados web Conhecimento avançado de Google Search Console, Google Analytics 4, Semrush, Ahrefs e PageSpeed Insights Experiência comprovada em SEO On-Page e Off-Page, análise de backlinks e otimização de conteúdos Conhecimento sólido sobre SEO para LLMs e motores de busca baseados em IA Capacidade analítica e experiência na criação de relatórios de desempenho detalhados Experiência em Google Tag Manager para configuração avançada de tracking Familiaridade com schema markup e structured data Conhecimento das diretrizes de E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness) e Google Helpful Content Update Experiência na implementação de estratégias de SEO escalável para grandes volumes de páginas Fluente em português e inglês O que oferecemos Contrato 27 dias de férias Seguro de saúde e dentário Revisões anuais de salário Bónus de produtividade Computador portátil MacBook Integração num dos maiores projetos de e-commerce em Portugal Cultura de aprendizagem e formação contínua