Diretor Executivo de Planeamento e Execução Orçamentária
Descrição:
Assegurar o planeamento e execução orçamentária da CATÓLICA‑LISBON, no controle rigoroso de custos e na monitorização contínua do desempenho financeiro, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência econômico-financeira da Escola. Reporta ao Diretor da CATÓLICA‑LISBON, integra o Senior Management Team da Escola e gere a equipa financeira.
Principais responsabilidades:
* Planeamento e Execução Orçamentária
* Coordenar o processo de elaboração do orçamento anual, em articulação com as diversas áreas da organização.
* Garantir alinhamento entre o orçamento e os objetivos estratégicos da instituição.
* Acompanhar a execução orçamentária mensal, assegurando a conformidade com o plano aprovado.
* Promover o ajustamento do orçamento em função de desvios ou alterações de contexto.
* Monitorizar os indicadores de performance financeira e assegurar o cumprimento dos objetivos orçamentais.
* Implementar mecanismos de controlo interno para garantir a correta aplicação dos recursos financeiros.
* Elaborar relatórios financeiros periódicos para a Direção da Escola e outras partes interessadas, com análise crítica de desvios e propostas corretivas.
* Coordenação de equipa Administrativo‑Financeira.
* Liderança, supervisão e acompanhamento das atividades da equipa (2 a 3 elementos).
* Gestão de desenvolvimento da equipa, garantindo eficiência.
* Gestão de Cobranças.
* Assegurar a cobrança de receitas de alguns departamentos da Escola.
* Controle de donativos recebidos.
* Apoio à Decisão e Controlo de Custos.
* Apoiar a liderança na análise financeira de projetos e decisões estratégicas.
* Promover uma cultura de eficiência e disciplina orçamentária em toda a organização.
* Relacionamento com Entidades Internas da Universidade.
* Articulação com a Direção Financeira da UCP para assuntos relacionados com pagamentos a entidades externas em prazos especiais e resolução de outras questões contabilístico‑financeiras não rotineiras.
* Articulação com a equipa de ERP para assuntos relacionados com o funcionamento dos sistemas internos.
* Articulação como departamento jurídico da UCP para assuntos relacionados com contratos e protocolos.
* Assegurar a articulação com auditores externos, entidades financiadoras, entre outros.
Qualificações:
* Formação superior em Gestão, Finanças, Contabilidade, Economia ou área similar.
* Experiência profissional relevante em funções de controlo financeiro e orçamentário, preferencialmente em contexto institucional ou acadêmico.
* Conhecimento dos normativos legais e fiscais aplicáveis ao setor da educação e organismos sem fins lucrativos.
* Elevado sentido de responsabilidade, rigor analítico e capacidade de organização.
* Competências de comunicação e relacionamento interpessoal, com capacidade de trabalho em ambiente colaborativo e multidisciplinar.
* Domínio de ferramentas de análise financeira e orçamentária.
* Fluência em inglês, oral e escrito.
Informações adicionais:
Serão considerados perfis com disponibilidade parcial (50%). Poderá igualmente ser avaliada a possibilidade de um perfil em regime de tempo integral, mediante o alargamento das competências às áreas de Gestão de Operações ou Gestão de Infraestruturas.
* Envio de CV e Carta de Motivação para recrutamento. clsbe@ucp.pt
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