O projeto Linhas Elétricas, gerido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, reconhecido nos termos da Portaria n.o 1112/2009, de 28 de setembro, torna público que se encontram abertas candidaturas para Estágio +Talento nos termos abaixo indicados.
As presentes candidaturas destinam-se ao desempenho de funções técnicas no projeto Linhas Elétricas, em Castelo Branco, pelo período de 6 meses consecutivos, com início a 1 de Maio de 2026 e término a 1 de outubro de 2026, a tempo inteiro, contribuindo para a conservação da avifauna nativa, através da diminuição de mortalidade de aves por eletrocussão e colisão em linhas elétricas.
Os candidatos devem ser elegíveis para a medida Estágio +Talento, programa do IEFP, consultável em e ter formação específica na área da biologia, ou semelhante.
Tarefas a desempenhar:
Apoio às atividades diárias do projeto;
Monitorização de linhas elétricas para recolha de dados sobre mortalidade de aves por colisão ou eletrocussão. O trabalho de monitorização consiste em percorrer a pé transectos debaixo de linhas elétricas pré-selecionadas e recolher cadáveres de aves ou vestígios de mortalidade encontrados durante o percurso;
Recolha, análise e identificação das amostras/vestígios recolhidos nos transectos realizados. A pessoa selecionada deverá ficar responsável pela organização e armazenamento dos dados e amostras;
Registo dos dados de mortalidade em Sistema de Informação Geográfica (QGis), Folha de Cálculo e aplicação E-REDES;
Apoio na organização das saídas de campo e gestão da equipa de voluntários;
Apoio na monitorização das espécies alvo do projeto;
Acompanhamento e formação de voluntários;
Realização de ações de educação ambiental ou ações de divulgação do projeto;
Apoio em projetos geridos pela Quercus de investigação, monitorização e outras atividades no âmbito da conservação da avifauna (Campos de Alimentação de Aves Necrófagas, Projeto Micro-reservas);
Desenvolvimento de outras atividades pontuais que lhe sejam atribuídas por decisão do Coordenador ou da Direção Nacional, relacionados com a conservação da natureza e enquadrados nas funções de biólogo(a).
Requisitos:
Formação específica na área da Biologia ou semelhante;
Bons conhecimentos da avifauna selvagem nativa;
Bons conhecimentos de SIG ou vontade de aprender;
Boa capacidade de comunicação, especialmente em contextos rurais;
Boa preparação física;
Domínio falado e escrito da língua portuguesa;
Capacidade de organização e sentido de responsabilidade no cumprimento das tarefas atribuídas e dos prazos estipulados;
Disponibilidade para trabalhar em Castelo Branco;
Capacidade de trabalhar em equipa;
Carta de veículos ligeiros;
Alinhamento com a missão da Quercus na conservação da natureza e da biodiversidade;
Elevado nível de adaptação e autonomia;
Disponibilidade para cumprir normas internas e protocolos técnicos;
Disponibilidade compatível com as necessidades operacionais do projeto, incluindo fins-de-semana se necessário.
Requisitos adicionais (não essenciais, mas valorizados):
Experiência em condução off road e 4x4;
Experiência em projetos semelhantes e/ou de conservação da natureza.
Condições de trabalho:
A função a desempenhar será ao abrigo do programa Estágio +Talento, do IEFP, com data de início a 1 de maio de 2026 e término a 1 de outubro de 2026, em Castelo Branco.
As candidaturas devem incluir: curriculum vitae resumido e carta de motivação. Poderá ser incluída na candidatura uma carta de recomendação.
Envio de candidaturas:
As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico para, com a referência "CAND_ESTAGIO_Linhas_Elétricas_2026" no assunto, até 28 de fevereiro.
O processo de seleção será conduzido pela bióloga responsável pelo projeto, com base na avaliação dos critérios definidos, sendo os resultados comunicados aos candidatos por email.
Show more Show less