Sobre nósA Shopkit () é uma solução 100% portuguesa de criação de lojas online que permite a qualquer negócio melhorar a sua presença digital, automatizar os processos de gestão e aumentar as vendas. Com milhares de lojas criadas, somos a plataforma de e-commerce líder em Portugal. Sobre a vagaProcuramos um(a) Especialista em SEO & Web Analytics para reforçar a equipa e garantir que as nossas soluções digitais seguem as melhores práticas de otimização para motores de busca. Esta posição exige um perfil analítico e orientado para resultados, com experiência na configuração de ferramentas de monitorização, análise de tráfego orgânico e implementação de estratégias de SEO técnico.Sobre o candidato Deve ter conhecimento aprofundado das principais ferramentas de SEO e análise digital, sendo capaz de interpretar dados para otimização contínua da performance dos websites, com um foco especial em Programmatic SEO (pSEO), SEO técnico para LLMs (Large Language Models) e estratégias avançadas de SEO.ResponsabilidadesImplementação e gestão de estratégias de SEO técnico, incluindo otimização da indexação, estrutura do website e performanceConfiguração e utilização de ferramentas de análise e monitorização, como Google Analytics 4, Search Console, Semrush e AhrefsDesenvolvimento e implementação de SEO programático (pSEO) para escalar a criação e otimização de conteúdosOtimização de conteúdos para motores de busca baseados em IA (LLMs e SGE) e adaptação a novas tendências de pesquisaAnálise e melhoria do perfil de backlinks, garantindo estratégias eficazes de link building e desautorização de links prejudiciaisDefinição de estratégias de palavras-chave, clusters semânticos e monitorização de posicionamento nos motores de buscaCriação de relatórios detalhados sobre tráfego, indexação, conversões e concorrência, transformando dados em insights estratégicosAplicação de boas práticas de SEO local, schema markup e otimização para rich snippets e featured snippetsAutomatização e estruturação de SEO escalável, garantindo a eficiência na criação e gestão de landing pages otimizadasAcompanhamento de atualizações de algoritmos e adaptação contínua das estratégias para garantir melhores resultadosRequisitosExperiência mínima de 2 anos em SEO técnico, SEO programático e análise de dados webConhecimento avançado de Google Search Console, Google Analytics 4, Semrush, Ahrefs e PageSpeed InsightsExperiência comprovada em SEO On-Page e Off-Page, análise de backlinks e otimização de conteúdosConhecimento sólido sobre SEO para LLMs e motores de busca baseados em IACapacidade analítica e experiência na criação de relatórios de desempenho detalhadosExperiência em Google Tag Manager para configuração avançada de trackingFamiliaridade com schema markup e structured dataConhecimento das diretrizes de E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness) e Google Helpful Content UpdateExperiência na implementação de estratégias de SEO escalável para grandes volumes de páginasFluente em português e inglêsO que oferecemosContrato27 dias de fériasSeguro de saúde e dentárioRevisões anuais de salárioBónus de produtividadeComputador portátil MacBookIntegração num dos maiores projetos de e-commerce em PortugalCultura de aprendizagem e formação contínua