Principais responsabilidades
A reportar à direção de recursos humanos, este(a) profissional terá como principais responsabilidades:
Área de Segurança
* Assegurar a gestão e o cumprimento dos indicadores e objetivos da área.
* Coordenar o projeto "Comportamentos Seguros" (Caminhadas de segurança, Diálogos de segurança, Inspeções de segurança e Quadros de segurança).
* Manter sistemas de identificação de situações de risco, quase acidentes, comportamentos inseguros e auditorias de comportamento.
* Assegurar campanhas de sensibilização para promover uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.
* Implementar estratégias para mudança comportamental visando uma cultura de segurança integrada.
* Assegurar relatórios mensais e anuais de atividades HST.
* Elaborar instruções de segurança (organizacionais, máquinas/equipamentos/ferramentas e produtos químicos).
* Atualizar as medidas de autoproteção (MAP) e garantir sua implementação efetiva.
* Acompanhar manutenções exigidas legalmente aos meios de emergência internos.
* Executar simulacros e elaborar relatórios respectivos.
* Garantir condições de higiene ocupacional nos locais de trabalho (ruído, vibrações, ambiente térmico, luminância, produtos químicos e radão).
* Analisar e assegurar necessidades formativas em segurança.
* Dar suporte técnico aos serviços de medicina do trabalho em temas de segurança.
* Implementar toda legislação vigente na área de higiene e segurança no trabalho.
Área de Ambiente
* Assegurar o cumprimento dos requisitos legais relacionados ao ambiente.
* Gerenciar processos de gestão de resíduos, emissões gasosas, Legionella, água para consumo humano e energia, incluindo registros, monitoramentos, planos e reportes.
* Desenvolver estratégias internas sustentáveis e ministrar formações na área de ambiente e sustentabilidade.
* Preparar documentação para Sistema de Gestão Integrado, Relatório de Sustentabilidade e Pegada de Carbono.
* Apoiar a organização e gestão da equipe de limpeza.
* Participar de iniciativas de responsabilidade social.
Requisitos
* Mais de 5 anos de experiência em funções similares.
* Licenciatura em engenharia ou Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (Nível 6 ou superior).
* Experiência profissional em ambiente industrial, preferencialmente em metalomecânica.
* Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
* Dinamismo, iniciativa, responsabilidade e capacidade de trabalhar em ambientes exigentes.
Oferecemos
* Excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
* Integração em equipa jovem, dinâmica e colaborativa.
* Ambiente de uma empresa sólida e em crescimento.
As manifestações de interesse deverão ser enviadas para o email indicado, acompanhadas de CV, até 15 de maio de 2025, com o assunto "Especialista em Ambiente e Segurança".
ROQ é um empregador que valoriza a diversidade e oferece oportunidades iguais a todos os candidatos, sem distinção de raça, cor, religião, origem, sexo, identidade de género, orientação sexual, deficiência, veterania, ou outras características protegidas por lei.
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