Desenvolvimento de Equipas e Liderança Técnica
O papel do líder da equipe de manutenção envolve coordenar as atividades da equipe, garantindo apoio técnico ao processo produtivo e promovendo a produtividade e o desenvolvimento das competências dos membros da equipe. O líder é responsável por conduzir reuniões diárias com os membros da equipe, facilitar a comunicação entre turnos e gerenciar prioridades.
Responsabilidades e Deveres
* Coordenar as atividades da equipe incluindo atribuição de tarefas, objetivos e prioridades;
* Conduzir reuniões diárias com os membros da equipe para facilitar a comunicação e gerenciar prioridades;
* Facilitar uma comunicação eficiente e aberta dentro da equipe e com as restantes equipas/departamentos da organização;
* Responder aos pedidos de manutenção correctiva solicitados pela equipe de produção, fazendo gestão de prioridades e coordenação de recursos;
* Liderar e participar ativamente na resolução de problemas associados ao desempenho de equipamentos, usando ferramentas de qualidade (exemplo: 8D, 6M, 5 Porquês);
* Diagnosticar as causas de defeitos e tomar as ações corretivas necessárias;
* Testar o equipamento intervencionado, antes e/ou depois das intervenções e tomar ações corretivas, caso necessário, bem como recomendações que possam evitar reincidências de defeitos e possibilitar a melhor performance dos equipamentos;
* Liderar, motivar e apoiar o desenvolvimento dos membros da equipe;
* Formar novos membros (exemplo – regras de segurança na operação dos equipamentos, processos de manutenção, procedimentos, tecnologias de manutenção, etc);
* Facilitar a melhoria continua no seio da equipe e prestar apoio na implementação das melhorias, focalizando na segurança, qualidade, custo, entrega e motivação;
* Zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controlo de todo o material, aparelhos e equipamentos;
Qualificações Requeridas
* Formação especializada em mecânica, eletromecânica, eletrónica, manutenção industrial, automação ou área afim ou licenciatura em engenharia ou área afim;
* Experiência anterior em função semelhante será valorizada;
* Experiência em transferência de linhas (preferencial);
* Problem Solving (5W; Ishikawa; PDCA;8D) (preferencial);
* Sólidos conhecimentos do funcionamento de máquinas (mecânica, pneumática, eletrónica, eletricidade, automação, robótica, etc);
* Interpretação de esquemas de máquinas e elétricos;
* Conhecimentos das normas da indústria automóvel;
* Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
* Conhecimentos de SAP na ótica do utilizador;
* Conhecimentos de Inglês e/ou Alemão;
* Conhecimentos em contexto de produção em linha na indústria automóvel (valorizado);
Competências Comportamentais Essenciais
* Gestão de Conflitos;
* Qualidade de decisão;
* Orientação para resultados;
* Comunicação Interpessoal;
* Desenvolvimento de equipas;
* Capacidade de coordenação;
* Organização;
* Competências Técnicas/Funcionais;